Piranhas : Presidente do TJGO inaugura novo fórum de Piranhas

Autoridades descerram fita inaugural do novo Fórum

Autoridades descerram fita inaugural do novo Fórum

O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, acompanhado do defensor público do Estado, Cleomar Rizzo Esselim Filho – representando o governador Marconi Perillo – entregou na manhã do dia 18 de dezembro o novo fórum da comarca, aos moradores de Piranhas, localizada no Mato Grosso goiano. Edificado em um terreno de seis mil metros quadrados, doado pela Prefeitura de Piranhas, o prédio tem 995 metros quadrados de área construída, padrão vara simples. A obra, a cargo da Construtora Souza Miranda Construções Ltda, foi edificada em 307 dias, tendo sido gastos pelo Poder Judiciário estadual R$ 2.778.891,28.
Durante a solenidade de inauguração o presidente do TJ-GO, desembargador Ney Teles de Paula e o Juiz da Comarca de Piranhas, doutor Wander Soares Fonseca foram agraciados com títulos de cidadania pelo prefeito André Ariza, pelo presidente da Câmara Municipal João Leones e os vereadores piranhenses.
Eles também foram presenteados pela primeira – dama Haulleany Simões com cestas com produtos da terra.
Na oportunidade o Diretor do Fórum doutor Wander Soares leu trecho da bíblia sagrada para responder as perguntas e as expectativas das pessoas quanto à nova casa de leis. Segundo ele que é evangélico a resposta está na bíblia sagrada , “A glória desta última casa, será maior que a primeira, diz o senhor dos exércitos e neste lugar darei paz diz o senhor dos exércitos (livro de Ageu cap. 02: 09)”.
“Eu ligo aqui na terra esta palavra, porque está escrito o que eu ligar aqui na terra, será ligado no céu e o que eu desligar aqui na terra, também será desligado no céu”, frisou o magistrado.
Quebrando o protocolo ele cumprimentou primeiro seu pai e sua mãe também para cumprir o que está escrito na Bíblia Sagrada. “Honra seu pai e sua mãe para que seus dias aqui na terra sejam prolongados (Êxodo 20:12). E ainda sua esposa e familiares.
Em seguida ele cumprimentou todas as autoridades e os servidores do fórum. “Nós vimos tudo limpo, mas não vemos o rosto que está por traz desta limpeza, aqui passou um servidor para limpar, aqui passou um trabalhador para construir, recebam a minha gratidão, a gratidão da minha família, eu os agradeço por tudo que tem feito por mim e por minha família, muito obrigado. Eu agradeço a Deus por estar com vocês nesta que é sem dúvida a maior obra ´pública do município de Piranhas, uma obra orçada em mais de R$ 2.7 milhões, construída no tempo cronometrado, demostrando a firmeza e o compromisso da administração pública/judiciário, isso nós não deveríamos ressaltar porque é nossa obrigação, mas diante de tantos fatos ocorridos por este Brasil a fora, nós estamos ressaltando isto e deve sim ser aplaudido esta administração, que construiu em tempo hábil, 11 meses. Esta obra é digna de ser lembrada no resto da história da população de Piranhas, uma comarca que tinha uma instalação precária, onde não tínhamos como receber nossos jurisdicionados, nem advogados, menos ainda os dois aos mesmo tempo, pois não havia acomodações. Hoje temos um ambiente confortável e uma estrutura adequada, nós estamos gratos por fazer parte desta história e por ser uma pessoa que irá ser lembrado por ter contribuído um pouquinho para a concretização desta obra”, destacou Wander Soares.
Ele finalizou agradecendo ao prefeito André Ariza por ter contribuído de forma significativa com a administração do Fórum, suprindo as necessidades da falta de servidores. “Aqueles que eu não nominei e que acaso eu tenha esquecido me perdoem, porque está não a minha intenção”.
Em seguida falou o prefeito de Piranhas André Ariza que iniciou compartilhando o momento com o prefeito de Arenópolis Pompilio e o ex-prefeito de Piranhas Samuel Rodrigues, que em sua gestão doou o terreno para a construção do Fórum.
“Este é um momento muito especial, pois este foi um ano muito abençoado, pois poucos meses atrás nós não tínhamos nem juiz nesta comarca e hoje estamos inaugurando um Fórum moderno, modelo de primeiro mundo, por isso parabenizo o nosso juiz por este brilhante trabalho que vem desenvolvendo e no processo da construção desta obra o doutor Wander este presente a todo o momento”, frisou.
Ele cumprimentou todas as autoridades presentes na pessoa do doutor Cleomar Rizzo Filho, Defensor Geral do Estado de Goiás, que na oportunidade representava o governador Marconi Perillo e elogiou os serventuários da justiça piranhense. “Esta equipe deve servir de exemplo para o estado, muito difícil encontrar uma equipe competente e eficiente como esta, eu ouvi este depoimento do doutro Wander”, finalizou o prefeito André.
Em seu discurso, o desembargador presidente disse que obra representa um marco para o município de Piranhas. Ele revelou que se sente feliz pela concretização da obra no tempo previsto e que o fórum irá atender o jurisdicionado, a partir de agora, com instalações amplas e modernas. O presidente do TJGO lembrou, ainda, em seu discurso, de alguns fatos pitorescos da época em que foi juiz em Caiapônia, sua primeira comarca, município vizinho de Piranhas. Ele fez também um balanço positivo de sua gestão, lembrando que priorizou também a valorização do servidor e magistrado e destacou a importância do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás no âmbito nacional.
Ao se manifestar, o defensor público Cleomar Rizzo Esselim Filho, observou que as instalações do novo fórum são agora “coerentes e compatíveis com a dimensão dos procedimentos desta comarca, que atende milhares de goianos residentes nesta região”. Para ele, a Justiça tem ser de pronta e ágil e “essas instalações vão contribuir muito para que assim seja em Piranhas”.
O promotor de Justiça Ramiro Carpenedo Martins Netto, comemorou a entrega do novo fórum, afirmando ser uma “obra moderna”, assim como o delegado a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Iporá, Cleiton Alves, representando o presidente da OAB – Seção Goiás, Henrique Tibúrcio.
Ele dedicou o momento de emoção aos saudosos advogados doutores William José e Messias Lionel falecidos há pouco tempo. “Foi um momento de tristeza as suas partidas, mas gostaria que esta tristeza fosse transformada em alegria neste momento festivo. Eles não estão aqui hoje, mas dedicamos esta grande obra a eles,”, frisou.