Piranhas: Parceria entre Prefeitura, Diretoria da UPP e sociedade civil possibilita reforma, ampliação e restruturação da Unidade Prisional

Uma grande parceria realizada pela prefeitura municipal com a diretoria da Unidade Prisional de Piranhas – UPP resultou na reforma, ampliação e restruturação da unidade que foi construída na década de sessenta para servir de residência, mas acabou abrigando a delegacia de policia e a cadeia municipal.

Hoje sediando o presídio do município o prédio não oferecia condições nenhuma de segurança, mas ao contrário vinha ocasionando insegurança aos moradores com as constantes fugas de encarcerados.

Isto acontecia devido a falta de estrutura nas paredes que eram de tijolos e a falta de uma Lage reforçada.

Agora não, a Unidade Prisional passou por ampla reforma e passou a ter grades nas paredes e na Lage.

Segundo o Diretor da UPP Ronison Carvalho Caires a Unidade Prisional além de passar por ampla estruturação a UPP conta com duas salas de aulas para que os presos possam estudar e fabricar artesanatos, que acaba sendo sua única fonte de renda para custear a sua sobrevivência e de seus familiares.

O diretor Ronison Caires lembrou que a reforma só foi possível porque houve uma compreensão entre as pessoas da sociedade e dos poderes constituídos, e ainda dos próprios encarcerados e dos agentes prisionais que não mediram esforços para que a reforma viesse acontecer.

Durante discurso o diretor procurou elogiar os chefes dos três poderes presentes ao evento, o Concelho de Segurança e ainda a sociedade piranhense pelo esforço em contribuir com a reforma da UPP.

Já o prefeito Eric Silveira destacou o empenho do diretor da Unidade Prisional para que a obra viesse a ser uma realidade e se comprometeu em continuar ajudando, mesmo porque hoje está na condição de prefeito, mas que no futuro próximo estará de volta ao trabalho da advocacia e consequentemente terá que ir a unidade para conversar com seus futuros clientes.

Logo depois todos a usarem da palavra também destacaram a garra e a vontade do Diretor Ronison Caires  para que a UPP viesse a ser reformada e reinaugurada. Lembrando todos que a Unidade Prisional de Piranhas é modelo para outros municípios, já que há mais de três anos não há fugas e ela conta com duas salas de aulas, que possibilita ao preso encarcerado estudar e ainda ao trabalho com artesanato, que acaba sendo sua fonte de renda para cuidar e manter sua família.

Estiveram presentes ao evento, o prefeito Eric Silveira, o vice – prefeito José Eduardo, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Lei, o presidente do Concelho de Segurança Valdivino Ferreira, o diretor da UPP Ronison  Caires, o Juiz da Comarca de Piranhas Doutor Daniel Maciel Martins Ernandes, o Promotor Justiça Gustavo Soares, delegado da Polícia Civil Marlon Souza Luz, Ex-prefeito André Ariza Naves, dr. Romério do Carmo Cordeiro representante do desembargador presidente  Gilberto Marques Filho , Doutor Ronaldo Pinto Leite delegado Regional, Gerente Regional Prisional Cláudio José e o Capitão Antônio Ghiovani representante do comando da Polícia Militar de Goiás, dentre outros.