Iporá : Danilo Gleic introduz Iporá na era da modernidade implantando semáforos para diminuir número de acidentes

Semáforos implantados reduziu consideravelmente o número de acidentes no local

Semáforos implantados reduziu consideravelmente o número de acidentes no local

O prefeito Danilo Gleic vem constantemente escrevendo seu nome na história do município, sempre saindo na frente com ideias inovadoras que vem contribuindo muito para o desenvolvimento e crescimento do município.
Neste sentido, o prefeito visando melhorar o transito em Iporá para diminuir os números de acidentes, está implantando semáforos em seis localidades da cidade, onde ocorria com frequência mais acidentes.
Com a ação o prefeito mais uma vez introduz a cidade na era da modernidade tecnológica, propiciando mais segurança aos milhares de condutores de veículos e pedestres que circulam pelas vias públicas da cidade.
O primeiro ponto a receber o benefício foi o cruzamento da Avenida Pará com a Rua Jacinto Moreira, onde existe um grande fluxo de veículos leves e pesados, devido ao Anel Viário.
São principalmente condutores de carretas e ônibus vindos de Goiânia e Piranhas pela GO- 060, de Palestina de Goiás pela GO-221e Amorinópolis (GO-174).
Foi graças a intervenção do prefeito Danilo Gleic que em poucos dias de instalação dos Semáforos no cruzamento das duas Avenidas, que o transito melhorou consideravelmente e diminuiu a zero os rotineiros acidentes que aconteciam no local, principalmente em horários de picos.
Com a chegada da sinalização e as faixas implantadas, tanto de pedestres como de alerta, os condutores de veículos e os pedestres que trafegam por aquela localidade, já estão se acostumando e aos poucos entrando na rotina da novidade.
Moradores, comerciantes da região e pedestres que trafegam por ali afirmaram que agora o transito ficou muito mais seguro e que acidentes só acontecerão no local por desatenção ou imprudência do condutor do veículo, uma vez que a sinalização colabora, mas para isto todos tem que se conscientizar dos seus direitos e deveres.
A maior preocupação desses usuários é quanto a não obediência de motoristas e pilotos a faixa divisória no meio da pista, essa sinalização começa a cerca de 100 metros antes do sinal e cada veículo deve tomar a faixa de acordo com a direção que seguirá ao chegar ao sinaleiro, muitos estão pegando a faixa errada e comprometendo o fluxo e isso pode causar acidentes. Além de alguns condutores estarem cortando caminho por dentro do pátio do Posto Real e Boa Viagem, isso é ilegal e pode gerar multa aos infratores.
Carros e motos que irão seguir em linha reta ou virar a esquerda deverão pegar a faixa à esquerda, já os que irão contornar a direita deverão pegar a faixa da direita. Acontece que tem condutores que pegam a faixa da direita e fica a direta de outros veículos, porém vão seguir em linha reta e isso compromete quem vai virar à direita, e por vezes por pouco não causaram acidentes informam os moradores e pedestres da localidade.
Segundo o prefeito Danilo Gleic, a Prefeitura estará em breve instalando novos semáforos nas outras cinco localidades e para isso continua contando com a conscientização da população por um trânsito mais humanizado.
Localidades que irão receber os semáforos: Na virada para o Conjunto Águas Claras na R-2 com rua H, um na Rua Bahia no cruzamento com Avenida Mato Grosso, conhecido como Armazém Planalto, outro na Avenida Pará cruzamento com a Rua Esmerindo Pereira, na Francisco Sales saída para Amorinópolis nas proximidades do Supermercado Marcos e na Avenida Rio Claro com Jacinto Moreira próximo ao Dubraz Supermercado.
A ordem de serviço para o inicio da instalação dos semáforos aconteceu ainda no dia 18 de maio do corrente ano, quando o prefeito Danilo Gleic acompanhado pelos os vereadores da base do seu governo, Wênio Pirulito (Presidente da Câmara), Chico Paulo, Duílio Siqueira, Aurélio Fábio e Cleudes Alves, estiveram reunidos com Eduardo Ricardo Araújo, Diretor de relacionamento da empresa DELTAWAY ganhadora da licitação que prestará os serviços de implantação dos semáforos.
Na ocasião assinatura de ordem de serviço para instalação dos seis semáforos em diversos pontos da cidade, não estiveram presentes os Vereadores Suélio Gomes e Eder Manoel, que por motivos pessoais não puderam comparecer a reunião.
Nesse ato com a presença da imprensa, Prefeito e Vereadores ouviram de Eduardo os detalhes dessa instalação.
A DELTAWAY é uma empresa conceituada no ramo com 25 anos de serviços prestados, Eduardo falou dessa instalação do grupo focal semafórico todo em led que tem tecnologia de última geração com recursos inovadores onde durante o dia o brilho do led aumenta e a noite diminui não provocando desconforto a visão com o brilho do led, além disso, possui um contador numérico onde o condutor pode saber o momento da mudança de fase e se preparar pra arrancar com o veículo e nas paradas pode evitar frenada brusca.
As controladoras semafóricas contêm recursos de GPS que podem sincronizar um cruzamento com outro e programados de acordo com os horários e turnos ou de acordo com a preferência do administrador.
De acordo com Eduardo o semáforo ficará alguns dias em amarelo piscante para que a população que utiliza sempre a localidade possa se acostumar até que passem a funcionar normalmente, faixas que alertam também serão pintadas nos locais.
Durante entrevista a nossa reportagem o prefeito Danilo Gleic informou que os investimentos serão de 350 mil reais advindos da arrecadação do IPTU e outros que planejadamente possibilitaram a implantação dos semáforos. Ele destacou que os recursos gastos não atrapalharão o andamento de outras obras e ainda a manutenção e conservação desses semáforos futuramente.
Salientou que mesmo em momentos de crise financeira, é valido o esforço da administração municipal, pois os semáforos trarão grandes benefícios à população iporaense, principalmente contribuindo para evitar acidentes e salvar vidas.
“Isso que é mais importante, a vida das pessoas está em primeiro lugar, esse é o nosso dever e nossa obrigação oferecer mais segurança aos condutores e pedestres de nossa cidade e ainda aqueles que estiverem passando por aqui”, frisou o prefeito.