Diorama : Prefeito Edinho realiza com sucesso pelo 7º ano consecutivo o IX Encodi

No final o prefeito Edison Ferreira agradeceu a todos os participantes pela participação no IX Encodi

No final o prefeito Edison Ferreira agradeceu a todos os participantes pela participação no IX Encodi

Mais uma vez o prefeito Edison Ferreira da Silva conseguiu realizar com sucesso o Encontro das Comunidades em Diorama. Este já é o 7º ano consecutivo que o prefeito realiza o evento que já está na sua nona edição e vem a cada ano crescendo em participação popular.
Este ano não foi diferente, pois a comissão organizadora do IX Encodi conseguiu engajar na festa não somente a comunidade dioramense, mas também centenas de cavaleiros e amazonas do município que esperam ansiosamente o ano todo para participarem do evento e da grande cavalgada ecológica que é realizada pelas estradas vicinais/zona rural e os shows bailes que são realizados a noite nas Fazendas previamente escolhidas pela comissão organizadora.
Além do mais, no último dia a tarde acontece a cavalgada final pelas Ruas da cidade, quando milhares de pessoas, cavaleiros, amazonas, comitivas e amantes do evento comparem em peso para desfilarem em seus belos animais.
A cada ano da realização do Encodi a cavalgada e a festa acontecem em regiões diferentes para que todas as comunidades do município possam ser contempladas, isso não quer dizer que as comunidades de outras regiões onde o evento não esteja acontecendo não estejam presentes, pois as estatísticas têm mostrado ao contrário. Esta é a real intenção da realização do Encodi, ou seja, que as famílias de regiões diferentes e da cidade, possam anualmente está se encontrando e se confraternizando no período da realização do evento.
Este ano a festa aconteceu nos dia 9 a 12 de julho, tendo no primeiro dia sido realizada a abertura oficial na Fazenda Poções de propriedade do prefeito Pompílio ( Arenópolis).
Todos foram recepcionados fazendeiro, sua esposa e o casal Irislei e Vânia.
Na oportunidade o prefeito de Diorama Edison Ferreira deu por aberta às festividades do IX Encodi agradecendo aos proprietários das fazendas escolhidas para almoço e pouso. E ainda a todos os cavaleiros e amazonas participantes.
Como sempre faz todos os anos, ele pediu que todos festejassem em paz e que não poluíssem o meio ambiente, mas ao contrário que todos pudessem ter mais consciência ecológica preservando as matas e os rios.
Logo depois de ser servida uma deliciosa janta todos puderam assistir a apresentação dos berranteiros mirim Maria Clara e Jeovane Ferreira. E ainda ao desfile para escolher a rainha e a princesa do IX Encodi.
Na oportunidade foi escolhida Andressa para Rainha e Rosilene para princesa. Em seguida aconteceu o grande show baile com a dupla Ed Junior e Gabriel.
No outro dia pela manhã (10/07) teve inicio a grande Cavalgada Ecológica que partiu em direção a Fazenda Rio dos Bois de propriedade do senhor Alfredo Moises e sua esposa Tereza, onde todos puderam se deliciar de um grandioso almoço.
Na oportunidade todos puderam ver a apresentação do Grupo Conviver e a um grupo de Tae-kwon-do.
Mais tarde a Cavalgado retomou sua caminhada em direção a Fazenda Rio dos Bois II de propriedade do senhor Sebastião Garcia e Adirce, onde todos jantaram.
No local aconteceu a apresentação do grupo de Tae-kwon-do e o grupo de Catireiros do Pé Quente. No final da noite o show Baile com a dupla João do Gado e Boiadeiro.
Já no dia 11, pela manhã a cavalgada retomou sua caminhada em direção a Fazenda Lajeado de propriedade do vice-prefeito Valdú dos Reis e da 2ª Dama Regina, onde aconteceu a grandiosa concentração das comunidades e comitivas para o desfile final.
Na oportunidade o prefeito Edison Ferreira e o vice-prefeito
Valdu dos Reis recepcionaram todos os cavalheiros, amazonas e amantes da cavalgada ecológica, dando boas vindas ao local.
Em seguida eles ofereceram para centenas de pessoas presentes o último almoço com churrasco do IX Encodi. Para se ter uma ideia da proporção da festa, somente este ano 9 vacas foram abatidas para alimentar os participantes.
Por volta das dezesseis horas a cavalgada tomou rumo a cidade, onde aconteceu o desfile final, sob o olhar de milhares de dioramense e visitantes.
Após o desfile o prefeito Edison Ferreira, o vice-prefeito Valdú dos Reis e o vereador José Lemes usam da palavra para agradecer aos 380 cavaleiros e amazonas presentes no desfile, prometendo realizar no próximo ano uma festa ainda melhor.
“Estou feliz, cada ano superamos as expectativas em participação de pessoas. Além do mais o IX Encodi aconteceu de forma tranquila, sem ocorrências, pois todos participaram em paz, isso é o mais importante”, frisou o prefeito Edison Ferreira.
Já à noite como havia sido prometido e acontece todos os anos, o prefeito Edison Ferreira realizou na Quadra da Cidadania um mega show com cantores gospel e da musica popular, com a presença de vários cantores do Circuito Zonadez. Cadu e Thiago, Camila e Thiago, Diego e Murilo, Henrique Castro, Duda Marques e Estácio Lima.
Cantores gospel participantes: Andreina Garcia (Católica), Hadassa, Jordana e Emerson Rodrigues, (Evangélicos).
Antes, porem foi realizada a entrega de troféus a Comitiva Amigos de Diorama campeã do desfile deste ano, a amazona destaque Maressa e ao cavaleiro destaque Agamenon.
No último dia das festividades do IX Encodi (12/07) foi realizado na Arena do Lace cinco grandes provas com animais. Tambor Mirim, Tambor Masculino e Feminino, Corrida de Muares e Pega no Garrote.
O evento movimentou a cidade de Diorama com a presença das comitivas, cavaleiros e amazonas.
No final sagraram-se campeões de cada categoria:
Tambor Mirim: João Matheus
Tambor Masculino: Tizio
Tambor Feminino: Jessica
Corrida de Muares: Dion Lennon
Pega no Garrote: Dion Lennon e Jeifson
Team Roping: Robson e Glenio
Após entrega das premiações o prefeito Edinho agradeceu aos Cowboys e cowgirls pela participação nas provas.