O 8º Encontro Nacional de Muladeiros em Iporá – Goiás bateu todos os recordes de participantes e comitivas este ano. O evento que iniciou em 2008 com o objetivo de reunir amantes de Muares tomou em menos de uma década proporções gigantescas que ultrapassaram as divisas de Goiás e do Brasil.
O evento é o único da área que oferece as comitivas e aos participantes uma premiação de mais de 100 mil reais, incluindo um carro zero quilômetro (Toiota Etios) que é sorteado através de bingo aos participantes das comitivas e nove motos também zero quilômetro. Sendo uma Biz para a Garota Amog e oito FAN 125 para as provas realizadas, dentre elas. Laço, Tambor e Pista (Marcha) com diversas categorias.
Na categoria Mulas de 12 a 24 meses o grande campeão foi o criador e muladeiros Sebastião Pontes Mirasol – SP com a mula Dona da Beleza.
Já na categoria acima de 24 meses o campeão foi o criador Ayslon Rodrigues de Divinópolis –Minas Gerais, com a mula Musa do Jenipapo.
Nas provas profissionais saíram campeões. Categoria iniciante o criador e muladeiros Sebastião Quintiliano de Vargem Grande do Sul – SP. Catergoria Mula Jovem Dente de Leite,, o criador Marcelo Simas de São José dos Campos – SP com a mula Tieta. Na categoria Muares Machos o criador Márcio José da Silva de Baldim- MG com o burro Maestro de Justafá. Na categoria Muares adultos o grande campeão foi o criador José da Silva de Baldim – MG com a mula Guanabara e na categoria Diagonal, muares com marchas trotadas o grande campeão foi o criador Sebastião Quintiliano de Vargem Grande do Sul – SP com a mula Estrela.
O grande diferencial da festa é a realização todos os anos de um grandioso desfile de Muares pelas Ruas e Avenidas de Iporá, que contou este ano com a presença do Governador do Estado Marconi Perillo, do prefeito Danilo Gleic, do deputado federal João Campos, do presidente do PSDB Naçoitan Leite, dentre tantas outras autoridades. E ainda de milhares de Muladeiros de todo o país.
Outro diferencial é a realização da queima do alho, quando mais de uma dezena de comitivas participam de um concurso de gastronomia que contou este ano com uma comissão julgadora de oito degustadores que no final emite notas classificatórias que depois de somadas define qual comitiva preparou a melhor comida e que ao término do concurso é distribuída aos participantes de todas as comitivas presentes ao evento. Este ano a comitiva vencedora do concurso foi a do Bugre de Iporá.
A festa realizada não é somente um encontro de muladeiros e de pessoas que se confraternizam, mas é sem dúvida uma grande feira de Agronegócios que proporciona para a cidade de Iporá e a Região Oeste Goiano, grandes negócios com cifras altíssimas.
Já que o evento conta com a participação de grandes empresas ligadas a área. Além logicamente de proporcionar aos comerciantes e aos moradores da cidade, oportunidade de renda extra, já que todos os hotéis, pensões, dormitórios, motéis, casas e chácaras ficam superlotados.
Para a realização da Festa a Associação de Muladeiros do Oeste Goiano – AMOG conta com o apoio incondicional do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Iporá e região, comerciantes, empresários e da bilheteria.
Além de contar com o apoio irrestrito de um grande muladeiros que é o empresário rural e presidente do PSDB de Iporá, Naçoitan
Araújo Leite que é o patrocinador oficial da festa e que não mede esforços para que a festa aconteça.
“Eu não poderia deixar de apoiar um evento como este, primeiro por que sou Muladeiro de tradição, depois porque esta festa não é somente dos iporaenses, mas é também de todos os amantes dos muares do Brasil e do exterior. Além de proporcionar renda e trabalho para muitos de nossa comunidade. Eu só tenho que parabenizar a diretoria da AMOG pela realização deste grande e maravilho evento que orgulha os iporaenses”, frisou o muladeiros Naçoitan Leite.
Segundo o ex-presidente e atual tesoureiro da AMOG- Associação de Muladeiros do Oeste Goiano, João Benedito compareceram este ano no evento comitivas de dezesseis estados da federação e muladeiros de todos os Estados do Brasil e ainda de outros países.
“Estamos felizes, pois esta festa superou todas as expectativas, o balanço que fazemos é totalmente positivo, em participação de comitivas, de Muladeiros, de empresas e apoio que recebemos”, salientou.
Ele ainda enumerou que a festa proporciona anualmente mais de 100 empregos diretos aos moradores do município e oportunidade de renda extra aos comerciantes e moradores da cidade, já que as milhares de pessoas que vem ao evento acabam gastando no comércio local.
“Acabam ganhando com a nossa festa os donos de hotéis, restaurantes, casas e chácaras que são alugadas, os comerciantes e no local do evento empresas ligadas a área, como selarias, lojas com produtos Country, veículos, bares e gastronomia. Além logicamente dos grandes negócios que são realizados no período da festa pelos produtores de muares”, frisou João Benedito.
Finalizando João Benedito confidenciou ao nosso repórter que a festa só vem acontecendo porque recebe o apoio incondicional da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado. “Fazemos esta festa porque gostamos, é uma festa cara, mas que vale a pena realizar. Se não tivéssemos o apoio da prefeitura e do governo do Estado, ficaria muito difícil de realizar esta festa, mas graças a Deus o prefeito Danilo Gleic e o governador Marconi Perrilo entendem a necessidade da realização da Festa dos Muladeiros, pois ela traz muitos benefícios para Iporá e para Goiás. Por isso, quero agradecer a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para a realização desta festa, principalmente ao governo do estado, a prefeitura municipal de Iporá e ao Naçoitan Leite”, frisou.
DESFILE CONTOU COM A PRESENÇA DO GOVERNADOR MARCONI PERILLO
E DO PREFEITO DANILO GLEIC E AINDA MILHARES DE MULADEIROS
GAROTA AMOG
PREMIAÇÃO PROVAS DE MARCHA
QUEIMA DO ALHO
ENTREGA CARRO SORTEADO