Iporá: Na avaliação do Jornal Tribuna de Goiás, na pesquisa O+Positivo Naçoitan Leite tem aprovação de 70.49% dos iporaenses

Contrariando postagens nas redes sociais de que os iporaenses rejeitam a administração do prefeito Naçoitan Leite, a pesquisa do Jornal O + Positivo de Piranhas-Goiás publicada nesta sexta-feira (09/08) demonstra totalmente o contrário, pois ao somar os que avaliaram ótimo (1.58%), bom (19.11%) e regular (49.80%), encontramos um resultado altamente positivo para a atual gestão municipal, de 70.49%.

Ao invés dos resultados publicados nas redes sociais, que somaram os 49.80% de regular aos resultados negativos de Ruim (13.44%) e péssimo (11.72%), somando 74.96%.

No nosso entendimento isso é totalmente equivocado, pois todos aqueles que têm um pouco de conhecimento e noção, sabem muito bem que os números da pesquisa regular são somados para cima e positivamente, e ao contrário do que foi publicado.

Este método de somar ótimo, bom e regular positivamente é usado pela maioria dos institutos de pesquisas do Brasil. Porem alguns estatísticos veem essa somatória de forma diferente e somam negativamente.

Outro fato curioso é que a publicação traz o prefeito Naçoitan Leite em 6º lugar na corrida eleitoral de 2020 com apenas 1,58% da intenções de voto, o mesmo percentual de ótimo da avaliação da gestão, enquanto na mesma pesquisa O+Positivo, 22.13% dos entrevistados afirmaram que votariam no candidato apoiado pelo prefeito Naçoitan Leite, portanto há de se reconhecer, que se alguém vota no candidato por ele indicado, com certeza votaria nele também.

Ai então o equívoco apresentado na postagem, pois com este percentual de votação 22.13% o prefeito Naçoitan Leite estaria sem sombra de dúvida entre os dois mais cotados na corrida eleitoral.

Rolar para cima