A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde de Iporá – Goiás vem realizando um excelente trabalho que visa imunizar o mais rápido possível a população iporaense contra a COVID-19 para diminuir o contágio das pessoas pelo Coronavirus que somente em 2021 já ceifou quase uma centena de vidas no município e milhares no Brasil e no Mundo.
Até o dia 28 de julho 54.35% de população (31.499) já havia sido vacinada.
Este índice representa 17.120 pessoas que receberam a 1ª dose da vacina imunizante. Já 7.447 pessoas receberam a 2ª dose o que representa 23.64% da população do município.
A imunização é o processo pelo qual uma pessoa se torna imune ou resistente a uma doença infecciosa, normalmente pela administração de uma vacina. As vacinas estimulam o próprio sistema imunológico do corpo a proteger a pessoa contra infecções ou doenças posteriores. A imunização evita doenças, incapacidade e mortes por enfermidades preveníveis por vacinas.
O trabalho de vacinação contra o COVID-19 vem sendo realizada de forma rápida e tranquila em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde.
Ao chegar ao local às pessoas recebem uma senha e esperam sentadas em baixo de uma tenda colocada pela Prefeitura Municipal para que elas possam esperar com mais comodidade até que sejam chamadas, a partir dai o processo de espera é muito rápido e só leva alguns minutos até que seja feita a triagem pelos servidores da saúde.
Este ano já foram confirmados 2.906 casos, destes 2.309 foram curados, 96 vieram a óbitos, 501 continuam ativos, 404 estão em seus domicílios e 07 hospitalizados. Confira abaixo outros dados da Covid-19 no município até dia 31 de julho de 2021.
AÇÕES DO EXECUTIVO MUNICIPAL CONTRIBUÍRAM PARA SALVAR VIDAS
Desde o inicio da pandemia o executivo municipal tem tomado todas as medidas possíveis para diminuir o contágio das pessoas no município e salvar a vidas, principalmente daqueles que tiveram a infelicidade de contraírem o Coronavírus.
Dentre as ações se destacam vários decretos que limitavam as aglomerações das pessoas em locais públicos e privados.
Enquanto isto o executivo municipal investiu pesado no setor se saúde visando o enfrentamento ao COVID-19 para que as pessoas contaminadas pelo vírus pudessem receber atendimento especializado e com qualidade dentro do próprio município, e nos casos extremos, todos foram encaminhados para a capital do Estado ou Hospitais Regionais montados pelo Governo Estadual.
Nesse sentido, inúmeros equipamentos foram adquiridos pra o enfrentamento do Covid-19 dentre eles: Capacetes ELMO, respiradores, medicamentos e EPIs para a proteção dos profissionais de saúde.
Também foi montada em parceria com o Governo Estadual uma UTI com dez leitos e uma Usina de Oxigênio, que depois de inauguradas passaram a atender não somente os iporaenses, mas também a população contaminada de toda a região.
Estas ações do executivo municipal que tem a frente o prefeito Naçoitan Leite colocou sem dúvida nenhuma a cidade de Iporá no topo do atendimento da saúde do Estado de Goiás e tornou a cidade em um verdadeiro polo regional de saúde de toda a região do Oeste Goiano.
“Olha, acredito que fizemos as coisas certas para amenizar o contágio das pessoas, infelizmente perdemos muitos amigos que de uma forma ou de outra contraíram o vírus, aqui deixo mais uma vez minhas condolências aos familiares, juntos vamos vencer esta pandemia, agora todos sabem que fizemos o possível e o impossível para evitar esses óbitos, nós fomos o primeiro município da região e até do Estado a adquirir Capacetes Elmo e Respiradores, tecnologia de ponta e de primeira qualidade no atendimento da Covid-19. Também montamos aqui 10 leitos de UTIs e uma Usina de Oxigênio, somos hoje referencia na saúde estadual, além do mais, nós contamos com uma equipe guerreira, ótimos profissionais da saúde que estiveram esse tempo todo frente ao enfrentamento da Covid-19 e aqui rendo as minhas homenagens às esses profissionais de trabalham diuturnamente para salvar vidas, mesmo colocando as suas em perigo, portanto é isso, é um trabalho conjunto e a união de todos em prol de uma causa maior. Aqui deixo meus agradecimentos ao governador Ronaldo Caiado e ao Secretário Estadual da Saúde Ismael Alexandrino que não mediram esforços para nos ajudar e investir aqui na saúde mais de 10 milhões de reais”, afirmou o prefeito Naçoitan Leite.
Já a Secretária Municipal de Saúde Daniela Sallum que vem realizando juntamente com sua equipe um brilhante trabalho no enfrentamento da Covid-19 destacou que o executivo municipal tem dado total apoio e respaldo para que as ações de saúde sejam executadas da melhor maneira possível para amenizar o contagio das pessoas pelo o vírus e a consequentemente a diminuição do número de óbitos no município.
“Estamos fazendo o maior esforço, o trabalho é conjunto, é de toda a equipe da saúde para salvar vidas, esse é o principal proposito aqui e da administração municipal, é uma preocupação também do prefeito Naçoitan Leite, estamos cumprindo com a programação estadual de vacinação, na medida em que chegam as vacinas, imediatamente elas são aplicadas na população, não podemos perder tempo, pois tempo significa mais pessoas imunizadas e menos pessoas contaminadas, consequentemente são menos internações e menos óbitos”, frisou a secretária Daniela Sallum.