A deputada federal Flavia Morais lançou ontem (08/09) em Caiapônia – Goiás um grande Programa de Mutirão de Cirurgias de Cataratas que irá atender somente este ano mais de duas mil pessoas de todo o Estado de Goiás.
Ao lado do seu esposo Dr. George Morais, dos prefeitos Argemiro Rodrigues (Caiapônia), Eduardo Talvani (Palestina), Genilva Katia (Doverlândia) e representantes de outros prefeitos da região a deputada afirmou que estava naquele momento realizando mais um sonho de estar ajudando as pessoas humildes que trabalharam a vida toda, mas que na sua velhice não possuíam condições financeiras para realizar uma operação de catarata.
Segundo ela, para amenizar a situação dos idosos goianos destinou uma emenda parlamentar de R$ 3.5 milhões para em parceria com o Cerof – Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás possa iniciar agora as cirurgias.
Destacou que somente em Caiapônia serão realizadas em um só final de semana 150 cirurgias em parceria com a Prefeitura Municipal para atender pessoas de 12 municípios da região.
“Esta parceria com o dr. Marcos Ávila é somente o começo de um trabalho, vamos realizar este ano mais de duas mil cirurgias, mas o ano que vem vamos fazer mais, precisamos voltar os olhos para as pessoas mais humildes deste estado e do nosso país, o SUS paga muito pouco aos profissionais, por isso precisamos investir mais na saúde”, afirmou.
Ela agradeceu ao prefeito Argemiro Rodrigues pela parceria em ceder o Hospital Municipal Adão Nazir Martins Silva para que as cirurgias pudessem ser realizadas.
“Um grande parceiro, vem realizando um grande trabalho em Caiapônia, temos muito que agradecer ao prefeito Argemiro Rodrigues pelas parcerias que realizamos”, frisou.
Finalizando ela enalteceu o trabalho humanitário do seu esposo dr. George Morais que não tem medido esforços para que as pessoas humildes de todo o estado possam estar sendo beneficiadas com o Programa Saúde em Movimento que realiza diariamente centenas de exames de Ultrassom em gestantes.
Antes, porém, falou a doutora Célia Regina Coordenadora do CEROF que disse do seu prazer em poder estar em Caiapônia para realizar um trabalho para devolver a visão para as pessoas que as perderam. “Não existe nada mais lindo do que isto, poder devolver a visão para que as pessoas possam voltar a enxergar”, destacou.
Em seguida falou o médico oftalmologista doutor Marcos Ávila que após falar sobre o CEROF agradeceu a parceria e a receptividade do prefeito de Caiapônia Argemiro Rodrigues e destacou o empenho do casal George e Flavia Morais para que o Programa de Cirurgias de Catarata pudesse estar acontecendo. “
“Eles tiveram a iniciativa de nos procurar e viabilizaram os recursos para a realização destas cirurgias, portanto obrigado pela a confiança no CEROF para realizar este trabalho, este casal realmente faz a diferença e nós vamos trazer de volta a visão destas pessoas que ao longo de suas vidas foram perdendo a visão”, afirmou.
Ele destacou ainda que serão usados equipamentos de última geração para a realização das cirurgias.
Em seguida falou a vice-prefeita Débora representando o prefeito Edson Coutinho de Montividiu Goiás, ela destacou o momento do lançamento do Programa e o casal Flavia e George Morais pelas realizações no setor de saúde para os goianos e principalmente para os moradores de Montividiu. “Nosso município está muito feliz em ser contemplado com estas cirurgias de cataratas, porque a visão é muito importante para todos nós”, concluiu.
Presente ao evento o prefeito de Palestina de Goiás Talvani parabenizou a deputada Flavia Morais e seu esposo George Morais pela iniciativa de criar o Programa de Cirurgia de Cataratas, pois segundo ele as pessoas de baixo poder aquisitivo não possuem condições para efetuar o pagamento de uma cirurgia para voltarem a enxergar e daí só dependem do poder público para ajuda-los. “Agora mesmo levamos dez pessoas para Goiânia e este atendimento aqui fica mais fácil”, frisou.u.
Em seguida o prefeito colocou o Hospital Municipal de Palestina de Goiás a disposição do médico dr. Marcos Ávila para que as cirurgias pudessem também serem realizadas na cidade, mas disse que daria todo o apoio necessário para que as pessoas do município pudessem vir até Caiapônia para fazerem suas cirurgias.
Logo depois falou a prefeita de Doverlândia Genilva Katia que destacou a carência dos municípios goianos com relação ao atendimento de saúde. “As dificuldades e carência são muito grandes, portando participar de um evento com este em Caiapônia, onde vocês realizam esta parceria com o CEROF nos traz alegria, pois sabemos que muitas pessoas serão aqui beneficiadas com estas cirurgias”, frisou a prefeita.
Falou também o prefeito de Caiapônia Argemiro Rodrigues que deu boas vindas a todos os visitantes e enalteceu o trabalho do casal George e Flavia Morais pelos goianos e principalmente pelos caiaponienses. “Doutor George Morais, nosso mensageiro da saúde, nunca mediu esforços para estar em Caiapônia ajudando o nosso povo, em conversa com a deputada Flavia Morais ela dizia, o meu sonho é realizar as cirurgias de cataratas e graças a Deus estamos tendo esta oportunidade junto com o doutor Marcos Ávila de realizarmos sonhos, eu costumo dizer ser feliz é muito bom, mas fazer as pessoas felizes é muito melhor, Deus tem nos dado esta oportunidade, mesmo em dificuldades nessa pandemia Deus tem nos abençoado, só tenho que agradecer ao casal Flavia e George Morais, vocês estão plantando e um dia vão colher”, afirmou o prefeito.
Fechando a solenidade de lançamento do Programa de Cirurgias de Catarata falou o médico doutor George Morais que iniciou chamando a atenção de todos para a qualidade técnica do doutor Marcos Ávila que segundo ele é uma das maiores autoridades em oftalmologia de Goiás e do Brasil.
George Morais falou a todos emocionado o tempo todo, relembrou de sua infância em Caiapônia e da vontade de estudar medicina para cuidar de sua mãe que tinha diabetes, mas que veio a óbito ainda quando era criança, disse que não pode cuidar dela (Mãe) mas que hoje tem a oportunidade de cuidar das pessoas. “Precisamos cuidar do ser humano, das pessoas e principalmente dos mais idosos, pois eles deram as suas vidas para cuidar dos outros, dos seus filhos e de suas famílias, mas hoje não tem condições de cuidar de si mesmas, não possuem recursos para fazer uma operação dessas”, afirmou.
Em seguida George Morais destacou o trabalho da esposa política e deputada federal Flavia Morais. “Falar da Flavia eu sou até suspeito, porque ela é minha esposa, mas de uma tacada só colocar R$ 3.5 milhões para fazer cirurgias de cataratas, merece respeito, eu sei que isto não é mais que uma obrigação dela, pois foi eleita para isto mesmo, mas acontece que os políticos só trabalham em época de eleição e a deputada Flavia faz diferente”, afirmou.
Ele ainda pediu ao médico Marcos Ávila agilidade nas realizações das cirurgias, para que as pessoas não fiquem cobrando depois das autoridades. “Coloco-me a disposição para fazer estas triagens, para agilizar as cirurgias, vamos fazer isto em tempo recorde”, prometeu.