Doverlândia: Vereadores sediam audiência pública da Alego e cobram obras importantes para o município

Momento histórico onde o presidente da Câmara Municipal vereador Giraia, os vereadores, a prefeita Genilva Katia, o vice-prefeito Edinho e o secretário Romerio Faria entregam oficio aos deputados solicitando inclusão de recursos na LOA/22 para construção do Anel Viário

Dia histórico para os doverlandenses, pela primeira vez em todos os tempos de sua existência a Câmara Municipal de Doverlândia sediou, na manhã desta sexta-feira, 19, mais uma das audiências públicas que estão sendo realizadas pela Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa de Goiás visando aprimorar a matéria de nº 7673/21, referente à Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2022.

O sexto e penúltimo encontro realizado com essa finalidade foi conduzido pelo presidente do colegiado, deputado Thiago Albernaz (Solidariedade). A mesa diretiva dos trabalhos também foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB), pelos parlamentares Antônio Gomide (PT) e Charles Bento (PRTB), além do presidente da Câmara Municipal Mardemy José de Moraes- Giraia (PT) e a prefeita Genilva Katia Rodrigues de Assis (Republicanos). Demais vereadores e o vice-prefeito Edinho ocuparam lugares de destaque e afrente no plenário Previsto Cândido Faustino.

Prefeita Genilva Katia, deputados Charles Bento, presidente da Alego Lissauer Vieira, presidente da Câmara Municipal vereador Mardemy- Giraia, deputados Tiago Albernaz e Antônio Gomide.

Todas as sugestões levantadas pelas autoridades locais serão objetos de análise por parte da Assembleia Legislativa de Goiás.

As demandas apresentadas pela prefeita Genilva Katia(Republicanos), pelo vice-prefeito Éder Paulo Barreto (Cidadania), e pelos vereadores Nelson Vieira dos Santos (PSD), Antônio Senilson (MDB), Manoel Menezes de Castro Neto (Progressistas), Leon Barcelos de Urzedo (Progressistas), Lindon Jhonson (Republicanos), Valdeir Alves de Sousa (PSB), Hércules Romano Lima (PDT) e Ubirazilda Neres Prudente Arantes (PSDB) foram, em sua maioria, referentes à área de infraestrutura, com destaque para a substituição de pontes das GOs que cortam o município que foram construídas há mais de 35 anos e a construção do anel viário que terá uma extensão de 3 quilômetros e contará com um grande trevo, portal de identificação e ciclovia.

Presença dos vereadores Lindon Jhonson , Leon, Manoel Neto, Senilson e Nelson Baiano
Presença também da vereadora Ubirazilda Arantes, o vice-prefeito Edinho e os vereadores Valdeir Alves e Hercules Lima

As autoridades doverlandenses solicitaram dos deputados a inclusão de R$ 15 milhões para a implantação do Anel Viário e outras obras importantes para o município no Orçamento Estadual de 2022.

Segundo os participantes, essas demandas merecem uma atenção especial do poder público estadual por se tratar de uma região agrícola em plena expansão e que necessita de condições adequadas para o escoamento da produção.

Presidente da Câmara Municipal de Doverlândia Mardemy- Giraia com o presidente da Alego Lissauer Vieira e o deputado Tiago Albernaz

O presidente da Câmara Municipal de Doverlândia, vereador Mardemy José de Moraes (PT), o Giraia, anfitrião do encontro, recepcionou os deputados, vereadores e secretários. Ele ressaltou a importância da realização da audiência pública no que tange às melhorias que poderão ser trazidas à cidade e região. “É um marco para o nosso município a realização desta audiência pública, porque hoje vocês estão aqui para conhecer de perto as nossas necessidades, chega de deputados copa do mundo, que só aparecem de 4 em 4 anos, nós estamos cansados, prometem e as obras não vem, mas com vocês será diferente, pois elas vão chegar, vão ser realizadas, este anel viário é um sonho”, afirmou o vereador.

Ele salientou que o agronegócio tem crescido gerando renda e emprego para as famílias, mas também tem crescido as necessidades do município e cobrou a construção das Pontes da Lebre e da Onça. “Sem elas não é possível retirar a produção de 1500 hectares da região do Araguaia”, frisou.

Giraia cobrou apoio dos deputados para a liberação de recursos para a pavimentação asfáltica em diversos setores da cidade e que intercedam para a liberação de um financiamento que está parado na Caixa Econômica Federal.

O presidente do legislativo doverlandenses destacou ainda a necessidade de implantação de água tratada nas regiões do Araguaia e Rio do Peixe, e ainda nos Projetos de Assentamentos Primavera, Três Marias e Café Abelha. “Chega a ser desumano a falta de água nos assentamentos, muitos deputados estão prometendo, mas os recursos ainda não chegaram, nos ajude a liberar estes recursos”, pediu.

Presidente da Câmara Giraia com lideranças politicas entregando requerimento ao deputado Antônio Gomide solicitando recursos de R$ 100 mil para a aquisição de uma VAN para o setor de Saúde. Na foto: Valmir, Nivaldo Peres, Giraia, Antônio Gomide e Fábio.

Ele agradeceu também ao governador Ronaldo Caiado pelos benefícios que estão chegando no município, como levantamento de estradas e substituição de algumas pontes, mas que não é somente destas obras que o município está precisando, pois Doverlândia ficou parada no tempo por muitos anos.

Ao lado da prefeita Genilva Katia e do vereador Giraia o presidente da Alego Lissauer Vieira se compromete a trabalhar por Doverlândia

O presidente Lissauer Vieira frisou a importância do debate da LOA no município e disse acreditar que a realização da audiência pública impulsionará grandes feitos na cidade, a partir do ano que vem. “Essas audiências públicas são para que possamos ouvir a comunidade, lideranças, prefeitos e vereadores, para conhecermos as prioridades e incluir no relatório da LOA”, explicou Lissauer, a um público de mais de 70 pessoas, que lotou a sede do Poder Legislativo de Doverlândia.

O chefe do Parlamento goiano ressaltou o avanço acelerado do agronegócio no município. “Tem acontecido muito mais rápido que as ações do poder público e precisa da mão forte do mesmo para o avanço do setor”, disse. Na perspectiva de Lissauer Vieira, diferente de governos anteriores, a atual gestão estadual tem realizado ações e somado avanços na região.

Ao lado do presidente da Câmara Municipal verredor Giraia e o deputado Antônio Gomide, deputado Tiago Albernaz se compromete mais uma vez em sem o embaixador de Doverlândia

Por sua vez, Thiago Albernaz frisou a importância da audiência pública para a construção de um orçamento justo, participativo e que beneficie a todos. O parlamentar garantiu que as demandas estarão presentes no relatório que está sob responsabilidade do deputado Wagner Neto (Pros) e que serão levadas ao debate no Plenário da Assembleia Legislativa. 

O deputado Antônio Gomide (PT), que tem marcado presença nessas audiências públicas realizadas nos quatro cantos do estado, reforçou a importância de o Parlamento estadual se comunicar com a população, por meio desses encontros regionais. “Esses debates que têm sido feitos sobre a LOA 2022 tem a prerrogativa de envolver municípios e lideranças municipais para buscar melhorar a proposta orçamentária. A Alego cumpre o seu papel quando chama as câmaras municipais e prefeitos para fazer esse debate”, afirmou.  

Na perspectiva do deputado Charles Bento (PRTB), “é muito importante conhecer os principais gargalos das cidades para a construção do orçamento anual do Estado”. Além disso, ele ressaltou a importância das emendas impositivas destinadas aos parlamentares estaduais. “Elas atendem de perto a população”, disse. E continuou: “Conversei com comerciantes e uma das maiores demandas é em relação às galerias pluviais”.

A peça orçamentária para o exercício financeiro de 2022 prevê que 1,2% da receita corrente líquida do Estado seja destinado ao pagamento das emendas impositivas, sendo 70% dos recursos direcionados, obrigatoriamente, às áreas de Saúde e Educação. Os 30% restantes poderão ser aplicados em qualquer outra área à escolha do parlamentar.

No final da audiência pública os deputados receberam das mãos dos vereadores, prefeita e vice-prefeito ofício requerendo recursos para a construção do Anel Viário.

PREFEITA E SECRETÁRIOS COBRAM OBRAS IMPORTANTES

Prefeita Genilva Katia durante coletiva de imprensa após audiência pública

A prefeita de Doverlândia, Genilva Katia Rodrigues, ressaltou a importância da parceria com os Legislativos estadual e municipal em prol da cidade. “Só dá certo porque estamos trabalhando juntos”. Na sequência, frisou demandas relativas à construção do anel viário e a importância dele para o desenvolvimento de Doverlândia e região. Também pavimentação asfáltica para ruas e avenidas da cidade.

No final acompanhada do esposo Romerio Faria e deputados visitaram diversos setores da cidade para conhecer de perto as necessidades.

Durante a audiência pública, também foi apresentado o projeto do anel viário elaborado por uma construtora. Na oportunidade, todos os detalhes do projeto foram demonstrados ao público presente. O próximo passo será a entrega do documento à Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) para a análise técnica.

Apresentação do Projeto do Anel Viário

Secretários de Ação Social, Wilson Pereira de Sousa; de Saúde e Saneamento, Daniel Lima; e de Finanças, Esmo de Castro, foram unânimes ao afirmar que a maior demanda do município é voltada à infraestrutura. Segundo eles, Doverlândia precisa de mais estradas para o escoamento da produção e geração de empregos e renda. Os secretários também relataram que a rede de esgoto é precária e que precisa haver reforço no fornecimento de energia para um melhor atendimento às indústrias. A necessidade de recursos públicos para a implantação de um hospital no município também foi uma demanda apresentada.

Esmo de Castro também reivindicou obras de saneamento básico no município. “Temos o solo muito úmido e as fossas têm sido um transtorno para a saúde pública”, ressaltou. Por sua vez, o secretário de Agricultura, Nivaldo Peres, tratou da necessidade da assistência técnicas por parte da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).

Secretário Esmo de Castro reivindicando obras de saneamento

O evento foi prestigiado pela secretária de Administração, Kamilla Rosa de Souza; pelo diretor de Comunicação da Alego, André Furquim; pelo primeiro prefeito de Doverlândia eleito pelo voto direto, Manoel Luiz de Castro; pelo ex-prefeito Alfredo Arantes, o Alfredinho; e por Romerio Faria Rodrigues, esposo e secretário particular da prefeita Genilva Katia.

Para Romerio Faria a inclusão de recursos na LOA significa a garantia para a realização de fato das obras do Anel Viário, que para ele será o marco do desenvolvimento de Doverlândia.

Durante a realização da Audiência Pública foram oferecidos aos doverlandenses vários serviços de saúde como: Teste rápido para Sífilis, HIV e hepatite B e C, dentre outros.

No final após homenagear e entregar lembranças aos deputados a prefeita Genilva e o esposo Romerio Faria estiveram com eles visitando diversos setores da cidade para conhecer de perto as necessidades de Doverlândia.

Deputado Tiago Albernaz, prefeita Genilva, deputado Lissauer Vieira e o secretário Romerio Faria vistoriando ruas e avenidas da cidade que necessitam de infraestrutura e investimentos
Rolar para cima