O Presidente da Câmara Municipal, vereador Samuel Queiroz (PP) vem realizando uma grande gestão frente ao Poder Legislativo iporaense que ficará cravada na história legislativa do município.
Não é por acaso que ele foi eleito presidente da Câmara Municipal em 2020 e reconduzido ao cargo em 2021.
A recondução do vereador a presidência do legislativo aconteceu graças a sua competência como um grande gestor daquela casa de Leis e por sua intransigência na defesa da independência do Poder Legislativo e de todos os seus pares.
Ele também é conhecido como um gestor austero e zeloso com os recursos públicos, pois procura economizar o máximo possível evitando despesas desnecessárias, principalmente no que tange a diárias dos senhores vereadores.
Graças a estas economias realizadas diariamente o gestor legislativo tem conseguido fazer um caixa com recursos consideráveis que vem sendo devolvidos no final do ano ao Poder Executivo, para que a administração municipal possa investir em obras que tragam mais qualidade de vida aos iporaenses e este final de ano não será diferente.
Devido a esta austeridade o presidente Samuel Queiroz que sempre teve o apoio da mesa diretora e de todos os vereadores pode realizar um feito inédito no interior de Goiás e da Região do Oeste Goiano, o de colocar o legislativo iporaense na era digital com a implantação de um magnifico sistema eletrônico com um grandioso painel de votação e um menor que é responsável por apresentar os andamentos das atividades das sessões legislativas, a quantidade de vereadores presentes e ausentes em cada sessão e a apuração dos votos dos senhores edis.
O painel eletrônico mostra também em tempo real a foto do parlamentar que está fazendo uso da palavra.
Também foi adquirido 13 tabletes para que os vereadores
possam ver na tela todas as informações pertinentes à presente sessão, acesso,
e leitura dos projetos e requerimentos, e poderem interagir virtualmente com
cliques para se inscreverem na discussão de matérias e registrarem seus votos.
Ao final de cada sessão, todos os resultados
registrados ficam à disposição do público em geral, aumentando o grau de
transparência das informações e evitando erros humanos na digitação dos votos.
Para a operacionalização do novo sistema eletrônico e voto digital foi implantado uma nova cabine de controle de áudio, vídeo e câmeras com sofisticados e modernos aparelhos de transmissão, com a aquisição de 2 monitores.
Para dar suporte na transmissão e ao plenário foi implantado também um novo sistema de som com a aquisição de aparelhagem modernas e de última geração, inclusive caixas e microfones.
Além do mais todo o sistema conta com câmeras de última geração para capitar as imagens e transmiti-las em tempo real aos painéis de transmissão.
O sistema eletrônico adquirido possibilita também que o vereador mesmo não estando presente possa online participar das sessões dando sua opinião e voto.
Também contribui de sobre maneira agilizando a elaboração das atas das sessões que é conectada com o sistema de votação.
Além de gerar uma grande economia aos cofres do legislativo municipal que a partir de agora não precisa mais efetuar gastos com papel, já que todos os projetos são digitalizados.
Os contrários se manifestem, os favoráveis permaneçam como estão. De fato, o método possuía os seus méritos e cumpriu com maestria seu objetivo de registrar a manifestação da vontade e do direito que cada Edil possui de exercer a democracia, mas que agora ficou no passado, pois a tecnologia chegou ao legislativo iporaense com recursos modernos e avançados.
CÂMARA RECEBE AMPLA REFORMA E PLENÁRIO MODERNIZADO
Visando oferecer melhor comodidade aos vereadores, aos servidores do Legislativo Municipal e aos iporaenses que vão constantemente assistir as sessões legislativas o presidente Samuel Queiroz mandou realizar uma ampla reforma em todas as dependências do prédio do Poder Legislativo, que recebeu piso de porcelanato, pintura nova, manutenção dos ares-condicionados e a substituição de toda a fiação antiga e ultrapassada.
Além do mais o auditório que possuía somente 80 acentos, recebeu agora 101 novas cadeiras confortáveis e o plenário foi modernizado com uma nova bancada para os trabalhos dos vereadores, uma divisória em blindex e corrimão.
Durante entrevista o presidente Samuel Queiroz afirmou que foram aprovados pelos vereadores mais de 30 Projetos de Leis nas sessões realizadas nos dias 22 a 26 de novembro e que o seu compromisso é de não deixar nenhum projeto engavetado. “Este foi o meu compromisso quando assumi a presidência desta casa de Leis, tanto os projetos do executivo, como também dos vereadores, todos foram apresentados, muitos aprovados e outros esperando o prazo regimental”, afirmou.
Na oportunidade ele destacou a ampla reforma interna no prédio da Câmara Municipal para oferecer comodidade aos vereadores, servidores e comunidade. E ainda falou do avanço na implantação do sistema eletrônico e do voto digital.
“Fizemos uma ampla reforma interna no prédio da Câmara Municipal, com a aquisição de muitos móveis e equipamentos de última geração, agora o mais importante foi a implantação do sistema de votação digital que ficará para sempre na história da Câmara, onde cada vereador terá que digitar o seu voto e que ficará registrado no sistema, assim sendo toda a comunidade poderá está acompanhando o voto do seu vereador, com isto estamos dando transparência nos trabalhos do legislativo. Este foi um grande avanço nos trabalhos deste ano e os vereadores se adaptaram bem”, Salientou.
Ele finalizou a entrevista agradecendo a confiança de todos os vereadores e dos servidores com a sua pessoa. “Aqui somos uma família, todos a serviços da comunidade e fomos eleitos para defende-la”, afirmou.
Mesa diretora da Câmara é composta pelos vereadores Samuel Queiroz (Presidente), Wênio Pirulito (Vice-Presidente -Cidadania), Frederico-Big (1º Secretário) e Rangel Pimenta (2º Secretário), (PTB).
O Legislativo Municipal é composto ainda pelos vereadores Keilo Borges (PSDB), Didi Coutinho (MDB), Eder Manoel (PSDB), Marinho da Mata (MDB), Heb Keller (Republicanos), Viviane Specian (PT), Roni Costa e Dudu da Papelaria (DEM) e o vereador doutor Moisés Magalhães (Republicanos) que não esteve presente na última sessão por estar de atestado médico.