Iporá: Com emendas do senador Vanderlan, UFG e Codevasf vão iniciar projeto de repovoamento de rios. Trabalho começa no Oeste Goiano

SENADOR VANDERLAN CARDOSO

Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba, São Francisco (Codevasf), o senador tem trabalhado com Arranjos Produtivos Locais (APL´s) do mel, do leite, queijos, doces, frutas, piscicultura e outras áreas. O senador tem destinado recursos para a aquisição de tratores e implementos para assentamentos da região e kits de apicultura, para a produção de mel e piscicultura, para a criação de peixes. “Essa região é grande produtora de frutas, mel e tem as águas com a temperatura mais apropriada para a produção de peixes”, diz o senador. Os produtores beneficiados pelas emendas, fazem parte da agricultura familiar e assentamento e recebem da Codevasf assistência técnica de seus engenheiros e zootecnistas.

As ações da Codevasf não se resumem geração de emprego e renda, mas também a preservação do meio ambiente, como repovoamento de rios.  Presente na Festa dos Muladeiros, o superintendente regional da Codevasf, Abelardo Vaz, apresentou ao senador a equipe que começou a trabalhar em Goiás para o repovoamento dos rios goianos com peixe (alevinos). O projeto é uma parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) com a Codevasf, com apoio do senador Vanderlan e vai começar a partir do Oeste Goiano.  A previsão é que em um ano, os primeiros alevinos sejam soltos para repovoamento dos rios.

A professora Fernanda de Paulo da Escola de Veterinária e Agronomia da UFG- Campus Samambaia, em Goiânia, lembrou que a Codevasf tem uma grande experiência em repovoamento.  Ela explicou que a equipe está conhecendo o potencial hídrico da região para iniciar o trabalho. “Estamos entendendo o ambiente para adotarmos a estratégia de captura e soltura”, explicou. A equipe é integrada pelos zootecnistas Paulo Heberto e Anderson Pires e pelo engenheiro de pesca, Diego Gibson, todos da Codevasf. A Ideia inicial é capturar a matriz em lagos da região.

Rolar para cima