PREFEITO MARCOS ROGÉRIO – CHICÃO, PROFESSOR FÁBIO E JAIR PARREIRA
Na primeira rodada da pesquisa do Jornal Tribuna de Goiás/Gráfica e Editora Câmara Ltda realizada nos dias 14 de setembro de 2024 em Piranhas – Goiás para mostrar como está a corrida eleitoral no município através de um questionário com perguntas espontâneas e estimuladas onde aparece os nomes de todos candidatos a prefeito do município, mostra que a corrida eleitoral no município está tecnicamente empatada entre os dois principais candidatos, nesta primeira pesquisa o prefeito Marcos Rogério – Chicão (UB) aparece em primeiro lugar com 42.28%% da preferência dos eleitores ouvidos, enquanto o Professor Fábio do PRD aparece encostado com 41.46%, a diferença entre os dois é de apenas 0.82%. e em último aparece o candidato do PT Jair Parreira com 1.08%. Os indecisos somam 15.18% dos eleitores entrevistados.
As pessoas ouvidas voluntariamente também responderam à pergunta na modalidade espontânea quando o entrevistador não dá o nome dos candidatos.
Nesta modalidade de entrevista os dois principais candidatos também aparecem tecnicamente empatados, o prefeito Marco Rogério – Chicão (UB) também saiu na frente com 40.38% das intenções de voto, em segundo aparece o Prof. Fábio com 40.11%. Nesta modalidade o candidato do Partido dos Trabalhadores não pontuou. Não responderam19.51 % dos eleitores entrevistados.
O nível de rejeição dos candidatos também foi avaliado no questionário aplicado pelo Jornal Tribuna de Goiás/Gráfica e Editora Câmara Ltda. Nesta modalidade o candidato do PT é o mais rejeitado pelos eleitores ouvidos, ele aparece com 30.08%, enquanto o Professor Fábio aparece em segundo com 14.36% e por último o prefeito Marcos Rogério – Chicão com 13.28%. Não responderam ou não rejeitam nenhum dos candidatos somam 42.28% dos eleitores entrevistados.
A nossa equipe de pesquisa esteve no município de Piranhas, no dia 14 de setembro de 2024 quando ouviu 369 eleitores de todos os setores censitários da cidade.
A pesquisa realizada por Gráfica e Editora Câmara Ltda./Jornal Tribuna de Goiás foi registrada sob o número GO-06176/ 2024. O intervalo de confiança é de 95% e com margem de erro em 5.00% para mais ou para menos.
Metodologia de pesquisa Objetivos: O intuito da pesquisa é averiguar a intenção de votos dos candidatos em/no Piranhas – GO. Utilizou-se a pesquisa quantitativa, por meio de Questionários, Plano amostral e Ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro: sendo ouvido um eleitor por cada residência pesquisada, não sendo ouvidos eleitores nas ruas ou em bares. Todas os eleitores ouvidos foram nos setores censitários da cidade de Piranhas e não foram ouvidos eleitores na zona rural.
O universo (população de interesse) é constituído pelos eleitores registrados em Piranhas – Goiás, com idade igual ou superior a 16 anos. (9.295 eleitores com dados do TSE de agosto de 2024).
Ponderou-se a amostra conforme sexo, idade, grau de instrução, nível econômico, bairros. Os dados referentes a sexo, idade e grau de instrução foram retirados no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por meio da url- https://sig.tse.jus.br/ords/dwapr/r/seai/sig-eleitor-eleitorado-mensal/home, tendo como mês e ano de referência 07/2024. A fonte dos dados relacionados ao nível econômico é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Acessado pelo site na data deste plano amostral, por meio da url https://sidra.ibge.gov.br/Tabela/1161. Ambas as fontes foram pesquisadas em 05/09/2024.
O sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo, com coleta de dados em campo com uso de tabletes (Questionário com perguntas espontâneas e estimuladas), enviando as coletas diretamente do campo para a base de dados das entrevistas.
A equipe é formada por quatro entrevistadores treinados, com acompanhamento de um supervisor, realizando a verificação no próprio local.
Em Piranhas-Goiás 48.78% das pessoas abordadas são do sexo masculino e 51.22% são do sexo feminino.
A idade dos entrevistados é de: 16 a 24 anos 10.57%, 25 a 34 anos 17.07%, 35 a 44 anos 16.80%, 45 a 59 anos 27.64% e 60 ou mais 27.92%.
O grau de instrução, 5.96% são analfabetos, 9.21% lê e Escreve, 30.08% tem o ensino fundamental, 35.77% Ensino Médio e 18.98% tem o ensino Superior.
O nível econômico, outra variável considerada na pesquisa qualitativa. Sem rendimento até 01 salários mínimos 72.36%, de 01 a 03 salários mínimos 22.22%, de 3 a 5 salários mínimos 3.25% e mais de 05 salários mínimos 2.17%.
A pesquisa foi realizada com recursos dos próprios de Gráfica e Editora Câmara Ltda/Jornal Tribuna de Goiás conforme balanço patrimonial anexo no site do TSE.