Pela primeira vez no município a Prefeitura Municipal apoiou incondicionalmente a festa centenária de Nossa Senhora da Abadia que acontece todos os anos na zona rural de Montividiu.
Para que o evento fosse realizado da melhor maneira possível a administração municipal mandou patrolar e cascalhar todas as estradas da região, para proporcionar melhores condições de trafego aos os fiéis condutores de veículos. Diga de passagem, as estradas foram transformadas em verdadeiras rodovias causando inveja há muitos administradores da região.
Também foi disponibilizado para a comissão organizadora do evento um caminhão pipa, que serviu para diminuir a poeira no local da realização da festa e a contratação de duplas sertanejas, que abrilhantaram as festividades, promovendo interação e entretenimento aos milhares de fiéis. Ainda foi disponibilizado também donativos para os preparativos das refeições.
A festa já vem sendo realizada há mais de 150 anos pelos fazendeiros do município, que realizam todos os anos uma grande Folia de Nossa Senhora da Abadia, que percorre durante 30 dias as fazendas da região realizando terços e angariando animais, aves e produtos alimentícios para a grande festividade de encerramento e a entrega da bandeira, que é realizada anualmente na fazenda do festeiro, que é escolhido antecipadamente todos os anos durante o encerramento de cada festa através de um sorteio.
Este ano o encerramento das festividades de Nossa Senhora da Abadia foram realizadas na Fazenda Limeira que fica próxima a Comunidade de São João Batista e a 40 quilômetros de Montividiu. Os festeiros da festa foram os Arrendatários Anestor da Silva e Iracilda Constantino da Silva, a Dona Nica, que não mediram esforços para que a festa fosse realizada da melhor maneira possível. Esta é a terceira vez que a festa de encerramento é realizada na residência do casal (2007/2010/2013).
Segundo eles já é um tradição em fincar uma cruz no pátio da fazenda, onde está sendo realizado o encerramento das festividades. Disseram que a festa não pode parar, pois faz parte da cultura do município e que recebe anuamente mais de dez mil fieis.
O casal confidenciou que a cada ano fica mais difícil realizar a festa, pois se torna muito oneroso contratar mão de obra para abater e preparar os animais arrecadados durante a folia.
Segundo eles foram abatidos este ano 200 frangos, 22 porcos e 12 vacas.
“Olha, sem o apoio da Prefeitura Municipal seria impossível fazer uma festa grande como esta, só temos a agradecer a prefeita Suely Cruvinel, que não mediu esforços para ajudar e atender nossas reivindicações. Tivemos este ano as melhores estradas de todos os tempos, várias duplas sertanejas que realizam aqui um grande bailão e pudemos oferecer uma alimentação de qualidade”, frisou o casal.
O final das festividades contou com uma extensa programação que iniciou por volta do meio dia quando aconteceu uma grande missa de abertura que foi ministrada pelo Padre Douglas e em seguida foi servido um grandioso almoço para todos os fieis presentes.
No final da tarde foi realizada uma grande meditação do Terço Mariano e logo depois foi realizada a apresentação da Orquestra de Sanfoneiros e Violeiros de Rio Verde.
A noite foi realizado aquele grande bailão de encerramento da festa que contou com a presença das duplas sertanejas Wagner e Valdez, Rogger Matos e Diego, Denys e Derley e a cantora Daiane.
A prefeita Suely Cruvinel esteve presente no final das festividades, quando ao lado do esposo e ex – prefeito Adolfinho, recebeu o carinho dos fieis e do casal de festeiros, que agradeceram seu apoio na realização da festa.
Durante o evento a prefeita falou a nossa reportagem, quando destacou que sua administração também é voltada para a valorização da cultura no município. “Estamos apoiando uma festa centenária, que conta todos os anos com a presença de milhares de fieis, com isto estamos valorizando a cultura em nosso município. Também foi uma oportunidade para que pudéssemos apoiar os produtores rurais com o patrolamento e cascalhamento das estradas vicinais da região”, frisou.
Na oportunidade estiveram presentes ao evento os Secretários de Administração Wagner, de Educação Gislene Aparecida e o esposo Hones José da Silva e o vereador Geraldo Cirino de Almeida, o popular Peral, dentre outros.