O empresário Sevan Naves presidente da Triton Energia e sócio diretor da Engeos Geologia e o Pastor João Cruz de Souza da Igreja Assembleia de Deus, ministério missão, foram homenageados no dia 26 de julho pela Câmara Municipal de Arenópolis pelos relevantes serviços prestados ao município.
Sevan Naves foi o primeiro desbravador das riquezas naturais do Oeste Goiano com a construção das PCHs Mosquitão no Rio Caiapó, Tamboril e Rênic no Rio Bonito. As duas últimas entrarão em funcionamento ainda este ano e PCH Jacaré será construída em 2015 no Rio Caiapó.
Já o Pastor João Cruz de Souza está no município a mais de cinco anos, onde vem prestando relevantes serviços a sociedade arenopolina frente a direção da Igreja Assembleia de Deus Missão.
A sessão solene para a entrega do titulo de cidadão arenopolino aos dois homenageados foi realizada na Feira Coberta da cidade para oferecer melhor comodidade aos convidados, familiares e populares presentes no local.
Para a realização da sessão solene o recinto recebeu uma decoração especial, que proporcionou a todos um clima de descontração.
Na oportunidade compareceram algumas dezenas de pessoas que foram ao local para cumprimentar os homenageados.
A sessão solene contou com sete dos nove vereadores do município e a entrega dos títulos aos homenageados foi realizada pelos vereadores Washington José Vieira (Presidente/DEM) e Ovacir Vilela (vice/PSD). E as placas pelo vereador Valdeci Birutinha (PT) e o empresário Flávio Cristiano.
Estiveram presentes ainda na sessão solene os vereadores, Geraldo Vaz (DEM), Clodoveu Alves (DEM), Marcelino (PMDB) e Jader (PSDB).
Presente a sessão solene a mãe do empresário Sevan Naves, Dona Maria Luiza foi homenageada pela passagem do seu aniversário pela esposa do presidente da Câmara Municipal, Zélia com uma Orquídea.
Antes, porém o presidente da Câmara Municipal Washington José Vieira, que também foi o vereador proponente dos títulos, deu por aberta a sessão, passando todos a ouvir o Hino Nacional Brasileiro e como sempre acontece no inicio de cada sessão foi lida a palavra de Deus.
Logo depois passando as homenagens e as entregas dos títulos honoríficos de cidadãos arenopolinos, foi lido pelo cerimonialista Edivam Miranda um breve relato do currículo dos dois homenageados.
Voltando a usar da palavra o presidente Washington José Vieira agradeceu a presença de todas as pessoas na sessão em homenagem a Sevan Naves e Pastor João Cruz.
Na oportunidade ele frisou que a homenagem não era nada comparada aos que os dois homenageados fizeram pelo município e que quando teve a idéia de prestar a homenagem aos dois concedendo o título honorífico de cidadão arenopolino, que o seu projeto apresentado foi votado por todos os vereadores. “Agradeço aos vereadores por terem votado e a vocês pela presença, é muito importante esta sessão solene para homenagear estas duas grandes pessoas, que muito tem feito pelo nosso município e a partir de agora, serão nossos mais do que sempre, que Deus os ilumine e que continuem sempre humildes”, frisou o presidente Washington.
Durante entrevista a nossa reportagem o presidente Washington Vieira disse que é uma satisfação muito grande em poder homenagear o empresário Sevan Naves e o Pastor João Cruz.
Para ele Sevan Naves fez muito por Arenópolis, pois gerou empregos e desenvolvimento e que o Pastor João Cruz vem realizando um trabalho em todas as áreas para o bem do município, principalmente na educação, saúde e um serviço preventivo contra as drogas.
“É sempre uma satisfação homenagear pessoas que merece, pessoas que tem qualidade e que estão dispostas a ajudar o nosso povo”, afirmou.
Logo depois de receber o título de cidadão e a placa em homenagem pelos relevantes serviços prestados ao município o empresário Sevan Naves e o Pastor João Cruz agradeceram aos vereadores pelas honrarias recebidas.
Na oportunidade Sevan Naves disse que estava emocionado e lisonjeado com a homenagem.
“Meus conterrâneos, estou aqui, nesta região, movido pela paixão de tentar e fazer a coisa acontecer. Não foi fácil, não, pois as dificuldades foram enormes e a superação de cada uma foi hercúlea. Isto porque, o governo brasileiro optou, há mais de 60 anos, pelas grandes hidrelétricas, o que fez perder toda a inteligência construtiva até então das pequenas PCHs” , frisou o empresário.
Segundo ele, que construiu no município a PCH Mosquitão, Pequena Usina Hidrelétrica no Rio Caiapó e está construindo outras duas no Rio Bonito, as PCHs Tamboril e Rênic, para montar seus empreendimentos no município e região, teve que reinventar a roda, além da dura necessidade de convencer a comunidade, o setor financeiro, o mercado e vencer a longa via crucis da imperante burocracia governamental.
“É, pois, notório que o empreendedorismo, na infraestrutura básica, feito de forma cidadã, preservando o meio ambiente e potencializando a vocação regional, como fazemos, é fundamental à melhoria da qualidade de vida da sociedade envolvida, mas nada disto aconteceria se não fosse a imediata boa vontade das pessoas que encontrei aqui, generosas e atentas, pessoas que rapidamente entenderam que eu estava trazendo oportunidade de crescerem junto e que poderiam modificar, para sempre e melhor, o viver dos cidadãos daqui. Por ser social, a pessoa necessita de atividades interpessoais que propiciem a sua boa sobrevivência. As vezes, no comodismo, repete os modelos praticados pelos antepassados, o que vira uma roda viva, sem dar maiores esperanças e perspectivas, principalmente aos jovens”, salientou.
Sevan Naves disse que se surpreendeu ao ver a região do Oeste Goiano, tão rico de recursos primários, estar tão estagnada, desacelerando-se e persistindo em atividades sócio econômicas em circulo, sem estimular melhorias ao crescente bem estar da comunidade.
“Transformar o potencial de recursos naturais em riqueza real é o negócio mais consistentemente propulsor do desenvolvimento. Aproveitar bem de forma sustentável, o excelente potencial da bacia do Rio Caiapó foi e é o grande benefício a esta e as próximas gerações do Oeste Goiano. Apesar de ignorado, o Rio Caiapó é importantíssima fonte de soluções naturais e equilibradas à sustentabilidade equânime regional, só que pedia socorro e as pessoas no seu cotidiano não percebiam a sua as, ao sofrer acelerado processo de assoreamento, refletido na deterioração da qualidade de suas águas, combinado com a pesca predatória que dizima a sua fauna aquática, ou seja, só perdas em médio prazo. Transformar esta perspectiva negativa em imediata fonte de altos benefícios à comunidade foi, então, o grande desafio”, destacou.
Para o empresário o primeiro barramento do Rio Caiapó, com a PCH Mosquitão, permitiu a imediata regularização rio abaixo, com melhoria na qualidade de água ao reduzir o carreamento de areia, barro e detritos até o Rio Araguaia, acabando com os ataques aos barrancos e evitando as enchentes catastróficas. Além de proporcionar também riqueza para o município, pois a Prefeitura de Arenópolis teve um aumento expressivo em sua receita com a distribuição do ICMS do Estado.
Ele lembrou, que o aumento da receita do município crescerá ainda mais com a implantação das PCHs Santo Antônio, Tamboril, Rênic (todas em construção) e Jacaré que será construída em 2015.
Além de produzir um bem valioso (Energia) para toda região e que beneficiará também outras regiões de Goiás e inclusive a região metropolitana de Goiânia.
“Para se ter uma idéia da relevância destes empreendimentos, relembro que foi necessário mais de meio bilhão de reais trazidos, para tornar possível esta realidade”, argumentou.
Sevan Naves, destacou ainda que o aproveitamento da abundante energia hidrelétrica é fundamental ao moderno conforto das pessoas e primordial na industrialização de valiosos bens primários existentes na região.
Segundo ele, o Oeste Goiano é rico em jazidas de níquel, ouro, diamante, argilas de tecnologia fina, minerais radiativos e granitos.
“A disponibilidade da energia local poderá fazer com que estes minérios sejam industrializados aqui mesmo na região. Aliás, isto já começa a vislumbrar em curto prazo, com isto, formata-se uma cascata de imensuráveis e crescentes benefícios, pois, serão mais empregos qualificados e permanentes, mais dinheiro circulando na economia e mais impostos às Prefeituras para melhorar os equipamentos urbanos”, disse.
Lembrou que as implantações das PCHs estão também criando novas oportunidades de emprego e geração de renda, com a lavra da areia depositada no remanso dos lagos formados, ao estancar o carregamento das areias pelas então ligeiras água do Rio Caiapó e principalmente a florescente atividade da piscicultura, em larga escala e que pode chegar a industrialização na própria região.
“Assim meus conterrâneos, esta é uma nova realidade, agora cabe aos nossos líderes políticos, que lutem em bandeira, para destravar os nós burocráticos e trazer os estímulos governamentais, para que reverta a situação, tornando-se aqui num dos grandes pólos industriais de Goiás”.
O empresário Sevan Naves finalizou sua fala ressaltando que o melhor aprendizado que teve com os projetos das PCHs, foi descobrir a constante presença de Deus na convivência sincera, acolhedora e amiga, de todos do município, o que lhe faz cada dia mais gostar de Arenópolis e vislumbrar o seu crescimento sustentável.
Em seguida falou o Pastor João Cruz de Souza que iniciou fazendo uma grande oração e depois agradeceu ao presidente Washington e aos vereadores pelo o título concedido a sua pessoa. Ele parabenizou Sevan Naves por estar também recebendo as honrarias e agradeceu aos seus familiares, amigos e irmãos de Igreja pela presença.
“Eu agradeço a Deus pelos vereadores desta cidade em terem reconhecido o nosso trabalho, nada faríamos se não fosse Deus, nós temos trabalho por esta cidade, porque fomos escolhidos por Deus para ajudar o próximo. Eu agradeço a todos que tem nos ajudado a realizar um trabalho nesta cidade, estamos na obra de Deus nesta cidade para transformação de vidas, estamos construindo um tempo para construir vidas, todos são testemunhas desse trabalho, principalmente porque estamos trabalhando para tirar pessoas e jovens das drogas. Agradeço de coração a esta cidade que me acolheu há cinco anos e agora que estou recebendo este título tenho a vontade ainda mais de continuar morando aqui”, afirmou o pastor.
Ele ainda fez um pequeno relato de sua vida, enumerando as dificuldades por que passou para poder chegar na condição de pastor da Igreja Assembleia de Deus Missão.
“Não tenho mérito nenhum, o mérito que tenho é ser servo de Deus, eu estou a frente da Igreja na condição de zelador, este é um grande privilégio que tenho, por isso agradeço a todos que atenderam ao nosso convite para estar aqui, que Deus continue abençoando a todos”, concluiu.
No final da sessão solene foi realizado um grande show baile com a Banda Madame Natacha.
Durante o dia o empresário Sevan Naves ofereceu os vereadores, familiares e amigos um grande almoço no Rancho Triton de sua propriedade.
Na oportunidade a Banda Aquarela do Forró que conta com os vocalistas Omar e Adriana animou todas as pessoas presentes no almoço.
Sevan Naves contou com a presença importante de sua mãe Dona Maria Luiza de 93 anos e que havia aniversariado no dia anterior.
Na oportunidade a aniversariante foi cumprimentada por todas as pessoas presentes e acompanhou os vocalistas da Banda Aquarela do Forró em várias musicas.
Estiveram presentes também sua esposa Ana, seus filhos, sobrinhos e irmãos.
Alem do vice – prefeito Antônio Carlos, os vereadores Washington Vieira, Clodoveu, Geraldo Vaz, Valdeci e o radialista Edivam Miranda, dentre outros.