Pela primeira vez na história do Legislativo Balizense um presidente vem a público prestar contas de sua gestão à comunidade. Nos dias de hoje, esta atitude é inédita não só no município, mas em Goiás e em todo o território nacional.
O ato demonstra neste momento em que os brasileiros estão descrentes com a classe politica, haja vista, tantas corrupções vêm sendo anunciadas pelos meios de comunicação, que o Brasil ainda tem jeito, basta que os eleitores percebam bem aqueles que realmente são comprometidos com as causas populares.
Este é o caso da vereadora presidenta da Câmara Municipal de Baliza Jicélia Ferreira da Silva (DEM), que desde o inicio tem pautado sua gestão pela lisura e zelo com o dinheiro público.
A vereadora foi eleita pela primeira vez aos dezenove anos de idade, (1997/2000), ainda muito jovem se destacou pela sua forma aguerrida de defender sua comunidade. Graças a sua luta foi reeleita para três outros mandatos, (2001/2004; 2005/2008 e 2013/2016).
Foi graças a sua experiência legislativa que a presidenta Jicélia Ferreira recebeu o apoio dos seus colegas para administrar o Legislativo Municipal no biênio 2013/2014.
Objetivando modernizar a Câmara Municipal para proporcionar melhores condições de trabalho aos vereadores e aos funcionários. E ainda adequar o recinto do Legislativo Municipal para que se tornasse mais agradável para receber os munícipes, a presidenta Jicélia Ferreira da Silva implantou pela primeira vez no município e na Casa de Leis, uma gestão austera visando economizar cada centavo dos poucos recursos que são repassados mensalmente.
Agora ao findar do ano a vereadora Jicélia Ferreira sentido na obrigação de dar transparência aos atos de sua gestão frente ao Legislativo vem a público prestar contas.
Nesse sentido, visando melhorar a faixada do prédio da Câmara Municipal, foi adquirida e implantada uma porta de vidro/Blindex e o luminoso foi totalmente reformado.
Para o plenário da Câmara Municipal foi adquiridas 10 mesas e 10 cadeiras, e foi realizada a reforma da tribuna.
Procurando tornar o ambiente interno da Câmara Municipal mais fresco foi adquirido dois ar condicionado, um de nove mil e outro de 24 mil BTUs.
Com isto pela primeira vez desde que foi emancipada a Câmara Municipal (08/2000) recebeu total climatização para que os vereadores e funcionários pudessem realizar um ótimo trabalho para a comunidade.
Outro ato importante da presidenta Jicélia Ferreira foi à informatização do Controle Interno e do Departamento de Pessoal da Câmara Municipal para que os pagamentos que antes eram efetuados de forma manual passassem a ser automatizados e efetuados com mais agilidade.
Com a ação da vereadora pela primeira vez as contas do legislativo passaram a ser informatizadas e em sistema online.
Para que isto se tornasse possível foi adquirido dois computadores e uma impressora a laser.
Para que ficasse registrado nos anais da história do Poder Legislativo Municipal foi feita uma Placa Legislativa com a fotografia de todos os vereadores.
Também foram adquiridas duas mesas para computadores e um armário de aço.
Para que os pronunciamentos dos vereadores pudessem ser gravados e guardados, foi adquirido um gravador USB.
Também foi adquirido para a Câmara Municipal um telefone sem fio.
Para a cozinha da Câmara Municipal foi adquirida uma mesa com quatro cadeiras, 01 fogão de quatro bocas, 01 pia tipo armário e 01 armário de parede.
Outras ações importantes que moralizou
e trouxe credibilidade ao Poder Legislativo
Visando cumprir com a Lei de Responsabilidade Fiscal a presidenta Jicélia Ferreira realizou no mês de novembro deste ano, um concurso público para suprir as necessidades de servidores no Legislativo Municipal. Este é o primeiro concurso que foi realizado por um presidente da Câmara Municipal de Baliza, fato que já deveria ter acontecido há muitos anos, mas que só veio acontecer agora sob a batuta da presidenta Jicélia Ferreira. Através do concurso realizado foram supridas duas vagas administrativas e uma de serviços gerais.
Outro ato importante para o desenvolvimento legislativo foi à atualização do regimento interno no mês de outubro para adequá-lo a constituição brasileira, goiana e a Lei Orgânica do Município.
Desde que assumiu a gestão da Câmara Municipal a vereadora e Presidenta Jicélia Ferreira procurou efetuar os pagamentos em dia e sem atraso, para que os vereadores, servidores e fornecedores pudessem ter uma data certa para também cumprir com seus compromissos, com isto os pagamentos sempre foram realizados nos dias 19 ou 20 de cada mês.
Foi graças a este trabalho sério e austero que a vereadora presidenta Jicélia Ferreira da Silva teve as suas contas de 2013 aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios-TCM. Com isto já se pode antever que o balanço de 2014 também deverá ser aprovado pelos nobres conselheiros.
Também pela primeira vez na história do legislativo balizense no final de uma gestão, a presidenta efetua o pagamento dos servidores, não deixando dívidas para a gestão seguinte.
Procurada por nossa reportagem a vereadora presidenta Jicélia Ferreira da Silva se reportou a dizer que sua gestão foi eficaz e austera para moralizar o Poder Legislativo na cidade, mas isto só aconteceu porque teve o apoio dos seus pares, principalmente aqueles vereadores que acreditaram em seu trabalho elegendo-a presidenta da Câmara Municipal para a gestão 2013/2014. “Estou muito feliz e satisfeita, pois pudemos nestes dois anos de gestão fazer muito na Câmara Municipal, principalmente coisas que deveriam ter acontecido desde o início da independência e que infelizmente não aconteceram. Podemos afirmar que tivemos agora muitos avanços, pois estamos deixando o recinto da Câmara modernizado, equipado e aparelhado. Só tenho que agradecer primeiramente a Deus, depois ao povo, aos vereadores que sempre nos apoiaram e principalmente aqueles que votaram em mim para presidir este poder. Foi sem dúvida uma grande honra, estou lisonjeada e emocionada, pois sei que estou terminando minha gestão com chave de ouro e tudo organizado para passar para a vereadora que irá nos substituir. Desejo aqui a ela, um grande trabalho, que Deus a ilumine para que faça também um bom trabalho. Deixo aqui um grande abraço a toda a nossa comunidade, um feliz natal e um próspero ano novo repleto de muitas alegrias, felicidades e muitas realizações”, finalizou a presidenta Jicélia.