Clinica de Hemodiálise só não foi vendida antes mesmo de ser inaugurada no dia 29 de abril em Iporá, graças ao apoio da Prefeitura Municipal e a determinação dos empresários Vanderlan Ribeiro Carvalho e Lucimar Morais Ribeiro.
Segundo eles o apoio da atual administração foi fundamental para que a clínica viesse ser uma realidade. Ela destacou que o chefe do Poder Executivo não mediu esforços para ajudá-los a viabilizarem toda a papelada necessária e o convênio com o SUS.
Durante sua fala a empresária Lucimar Ribeiro disse que ela e o marido chegou a pensar em vender o prédio que abrigaria a Clinica de Hemodiálise, devido à burocracia que existiu nestes oito anos que vem lutando para abrir o NEFROCENTER. Ela falou que isto só não aconteceu porque recebeu o apoio incondicional do chefe do Poder Executivo e da Secretária Municipal de Saúde.
Na oportunidade além de agradecer aos dois gestores (Prefeitura e Saúde) pelo apoio na abertura do NEFROCENTER, a empresária agradeceu também ao ex-prefeito que durante o seu mandato não lhe faltou com o apoio, principalmente com a doação do lote.
“Agradeço primeiramente a Deus, porque se não fosse ele não estaríamos inaugurando a clínica hoje, pois a vontade de vender este prédio foi grande e a vontade de desistir também foi muito grande, mas Deus nos deu força para estar aqui inaugurando esta clínica e também porque recebemos todo o respaldo necessário do executivo municipal e da secretária de saúde. É muita burocracia, leva documento, volta documento porque está errado e tem que levar de novo, mas graças a Deus estamos aqui inaugurando a clínica,”, frisou.
Durante sua fala Lucimar disse que a vontade de abrir uma Clinica de Hemodiálise em Iporá veio das dificuldades que o seu marido teve para se tratar da doença, pois por muitos anos foi um renal crônico, mas que graças a Deus conseguiu realizar um transplante e que hoje vive em condições normais.
Disse que na época para continuar sobrevivendo seu marido tinha que ir realizar o procedimento de hemodiálise na cidade de Rio Verde três vezes por semana e que isto lhes trazia muitos transtornos, mas que agora será diferente para todos os renais crônicos de Iporá e região, pois com a abertura da clínica eles terão mais comodidade e mais tempo para conviverem com seus familiares.
Segundo a empresária a clínica atenderá os pacientes através do Sistema Único de Saúde (SUS) e que inicialmente atenderá diariamente 24 pacientes.
Segundo ela isto será possível, pois a clínica estará atendendo em três turnos, já que dispõe de oito máquinas.
Falou que os pacientes serão atendidos por uma equipe de bons profissionais que conta com médicos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais.
Finalizando ela informou que o NEFROCENTER estará disponibilizando tratamentos de hemodiálise e diálise peritoneal.
Durante a solenidade de inauguração a secretária Municipal de Saúde agradeceu ao chefe do Poder Executivo pela confiança ao convidar sua pessoa para assumir a pasta em Iporá. “Quando assumimos o cargo recebi do prefeito a determinação para inaugurar de fato o Nefrocenter e com muito corre, corre, entre vindas e idas a Brasília e Goiânia, com oito meses conseguimos regularizar toda a papelada, toda parte documental que estava pendente da clínica por parte do município de Iporá e com 15 meses nós fomos agraciados pela Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde com a habilitação da clínica, e só nós gestores, técnicos que estamos frente a uma pasta pesada, sabemos, entendemos e compreendemos o sofrimento de cada um paciente portador de deficiência renal crônico”, salientou.
Outra a falar foi a Diretora da Regional I do SUS de Iporá, Célia Barros que disse que todos poderiam considerar o momento como um divisor de águas, pois viam o Iporá de antes e o Iporá de agora. “Sonho que se sonha só, é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é uma realidade, o que estamos colhendo hoje são frutos de muitos sonhos e orações, de muitas brigas, disputas de vaidades, muita discussão de gabinetes, reuniões e de muitas vindas e idas a Goiânia e Brasília”, frisou.
Logo depois falou o presidente da Câmara Municipal Aurélio Fábio Abreu Teixeira que representou seus colegas vereadores. Ele agradeceu aos empresários por terem acreditado em Iporá, quando decidiram montar o empreendimento. Disse que o momento era de muita emoção, pois via realizar o sonho não só dos renais crônicos de Iporá e região, mas de toda a sociedade iporaense.
Em seguida falou a chefa do Nefrocenter Karla Monique Alves que falou da sua satisfação em poder proporcionar melhores condições aos portadores renais crônico, que segundo ela terão a partir de agora melhores condições para realizar os procedimentos. “Todos serão atendidos por uma equipe de bons profissionais e terão uma atenção mais que especial”, destacou.
Faleiros destaca empenho pessoal do prefeito para credenciar o NEFROCENTER
Durante a solenidade de inauguração o ex-secretário estadual de saúde Antônio Faleiros destacou o empenho pessoal do prefeito para credenciar a Clínica de Hemodiálise ao SUS.
“Nós estivemos aqui em uma reunião no Buriti Hall a convite do prefeito quando ele me cobrou a realização de um convênio para que o NEFROCENTER pudesse a vir a abrir as portas para atender os renais crônicos, naquela oportunidade nós autorizamos e hoje vejo que estas pessoas que serão atendidas aqui terão uma melhor qualidade de vida, pois o tratamento não é fácil devido às viagens a capital do estado para realizarem os procedimentos”, frisou.
Faleiros lembrou que em 1987 quando assumiu pela primeira vez a Secretaria Estadual de Saúde, no governo Henrique Santillo não existiam clínicas de hemodiálise no interior de Goiás e que na época era mais difícil ainda para os pacientes irem a capital do estado para realizarem os seus procedimentos, mas que a partir daí várias clínicas foram construídas no interior de Goiás, fato que encurtou a distância para os renais crônicos.
Disse que a abertura do NEFROCENTER de Iporá facilitará a vida dos renais crônicos da região, pois terão perto de suas casas o tratamento.
Segundo Antônio Faleiros os dois governos que mais realizaram na área em Goiás foram os de Henrique Santillo e Marconi Perillo.
Por último falou o prefeito de Iporá que disse que de manhã quando fez suas orações colocou todas as ex-autoridades e as atuais para que o momento de inauguração do Nefrocenter fosse único e exclusivamente dos renais crônicos de Iporá. “Eu agradeço imensamente a Deus por ter me dar saúde, sabedoria, educação e respeito para tratar com as coisas públicas, toda a sociedade e autoridades políticas. Eu gostaria de agradecer a todas as ex-autoridades de Iporá, aquelas que contribuíram de forma direta ou indireta para que esta empresa pudesse está sendo inaugurada hoje, quero enviar um abraço ao ex-gestor José Antônio que não pode estar aqui por motivos de doença, um abraço de alguém que está a frente de uma gestão representando o povo através do voto democrático, nós vamos trabalhar diuturnamente para trabalhar e fazer com que uma sementinha plantada talvez por outros gestores nós possamos regar, zelar e entregar, ou seja colher e este momento é oportuno para isto”, salientou o prefeito.
Na oportunidade o prefeito agradeceu aos seus secretários pelo empenho diante as suas pastas e aos vereadores pelo apoio a sua administração.
Também agradeceu ao ex-secretário estadual de saúde Antônio Faleiros pelo apoio na abertura do Nefrocenter. “Só nós sabemos o tanto que você foi essencial para que esta clínica pudesse está sendo inaugurada hoje, pois como você mesmo disse todos as pessoas que utilizarão desta clínica querem ser bem tratadas e de forma digna”, destacou.
Depois de agradecer as autoridades presentes o prefeito agradeceu também a imprensa escrita e falada de Iporá. “São vocês que levam as nossas informações para a população, são vocês que nos cobram, que nos moldam, que nos corrige e nos atenta, muito obrigado por existirem na cidade de Iporá, mas gostaria de chamar uma atenção, vamos propagar as coisas boas e mostrar boas novas a comunidade iporaense. Infelizmente tenho visto nos últimos dias a divulgação de coisas ruins, mas não vi que estes órgãos de comunicação tivesse divulgado a inauguração do Nefrocenter, eles deixaram a desejar”, frisou o prefeito.
Ele se lembrou do dia que esteve na casa do proprietário da clínica para entregar a liberação do Ministério da Saúde para que a empresa pudesse funcionar. Segundo ele o empresário Vanderlan Carvalho disse que era mais uma provação que Deus estava mostrando naquele momento, pois ele estava vendendo a clínica de hemodiálise, por não agüentar mais tanta pressão de pessoas de deveriam está ajudando, mas ao contrário forçavam para que ele vendesse a clínica.
O chefe do poder executivo finalizou sua fala dando boas vindas aos empresários e disse que a prefeitura municipal não foi só parceira, ela é parceira, hoje, amanhã e sempre. “O que precisar de nós, com o apoio dos vereadores, podem contar conosco, porque podemos fazer muito mais nesta parceria”, enumerou.