O Prefeito Naçoitan Leite quer atrair indústrias para alavancar o crescimento do município após o seu Projeto que cria o Distrito Industrial de Iporá ser aprovado no dia 16 de dezembro de 2021 em sessão extraordinária pelos vereadores da bancada de sustentação do seu governo.
O Distrito Industrial de Iporá fica localizado na Região Leste da cidade, na Vila Brasília, na lateral da GO-320 que terá parte asfaltada pelo Governo de Goiás para dar suporte as indústrias e empresas que queiram se instalar em Iporá.
Não está especificado no Projeto o tamanho da área do novo Distrito Industrial, mas segundo informações ultrapassa a casa dos 150 mil metros quadrados.
Para a criação do Distrito Industrial a Câmara Municipal autorizou o executivo municipal a suprimir e desafetar a área total da Rua Nova Delhe e seus prolongamentos.
A área já conta com uma grande indústria de castanhas que gera 64 empregos diretos e mais de uma centena de indiretos. A empresa recebeu total apoio para a sua instalação no local.
Para o prefeito Naçoitan Leite a criação do Distrito Industrial foi o primeiro passo para que outras indústrias que queiram vir para o município possam instalar em Iporá com incentivos fiscais do Governo de Goiás.
Segundo ele nos próximos dias haverá uma reunião com o governador Ronaldo Caiado e com o Secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás Joel de Sant’Anna Braga Filho para criar um projeto de desenvolvimento para Iporá e região.
“Olha, nós temos a felicidade de ter como amigo o governador Ronaldo Caiado que abriu as portas do governo para nós e que tem investido alto em Iporá e na região para resgatar uma dívida do Governo de Goiás com a região Oeste Goiano que foi esquecida há mais de 30 anos pelos governantes anteriores que não se preocuparam em trazer a infraestrutura necessária e criar um Projeto de Desenvolvimento com incentivos fiscais para o Oeste Goiano, sem estas condições não havia o interesse do empresariado em trazer os seus empreendimentos para cá e eles acabavam indo para as regiões que tinham projetos de incentivos fiscais. Isto logicamente trouxe um prejuízo imenso para nossa região que passou a ser neste período uma das mais pobres de Goiás, mas agora será diferente, pois temos um governador arrojado e pé quente que nos ajudará a mudar esta realidade. Além do mais, nós contamos com o apoio do ex-ministro das cidades Alexandre Baldy que passou a ser um padrinho político de Iporá trazendo para cá investimentos que mudaram a cara da nossa cidade e ele é irmão do Secretário de Indústria, Comércios e Serviços de Goiás, o que vai facilitar a realização dos nossos sonhos que é ver esta cidade se desenvolvendo com geração de empregos e renda para o nosso povo”, afirmou o prefeito Naçoitan Leite.
Quanto a aprovação do seu Projeto de Lei que criou o Distrito Industrial o prefeito destacou o empenho dos vereadores dão sustentação ao seu governo para a aprovação.
“São vereadores que querem ver o desenvolvimento de Iporá e que tem compromisso com a população, a estes vereadores eu tiro o chapéu, pois eles visam beneficiar a comunidade iporaense e não o prefeito, agora os outros que votaram contra são diferentes, eles não querem ver o progresso da cidade, mas ao contrário estão mais preocupados em perseguir o prefeito e a gestão municipal, mas na verdade eles perseguem é o povo que acaba sendo prejudicado, eu fico triste em ver este tipo de comportamento de alguém que foi eleito para trabalhar pela cidade, mas na verdade prestam um desserviço ao município, pois o Projeto não é do prefeito, o projeto é para a cidade. Então quero agradecer aos vereadores de nossa base, os nossos secretários, a nossa equipe, agradecer a população que confia em nós, eu não faço nada para mim, faço é para nós, para Iporá. Essa união com o governador, todos sabem os frutos que estamos ganhando e o governador sendo reeleito por mais quatro anos, nós vamos ganhar muito mais e Iporá será realmente uma cidade industrializada, vai ser vista com outros olhos, não mais aquela cidade pacata que só ficavam falando que tinha e que tinha, nunca ninguém tinha interesse de fazer e eu tive o interesse de fazer”, afirmou o prefeito Naçoitan Leite. O prefeito foi ouvido através de áudio do WhatsApp devido estar em viagem.
Ouvido por nossa reportagem o Presidente da Câmara Municipal Samuel Queiroz destacou que o acolhimento e aprovação do Projeto de Lei se deu pela necessidade da criação do Distrito Industrial, já que existe o interesse e a vontade do governador Ronaldo Caiado e o Secretário Estadual de Indústria, Comércio e Serviços Joel Sant’Anna de Braga Filho em trazer para Iporá indústrias e empresas para alavancar o crescimento da Região do Oeste Goiano.
Ele destacou que a área escolhida é estrategicamente bem localizada para oferecer condições de logísticas as empresas que se instalarem no local.
Quanto a votação do Projeto de Lei nº 79/2021 que criou o Distrito Industrial, ele afirmou que cada vereador usa de suas prerrogativas parlamentares e votam segundo as suas consciências e que na condição de Presidente da mesa diretora nada pode fazer, pois a sua função é apenas presidir e dirigir o processo legislativo, proferindo os votos e só votando em caso de desempate. Além, logicamente de administrar o Poder Legislativo.
“Olha, não cabe a mim dizer ou não aos vereadores como devem votar, todos sabem dos seus deveres e obrigações, agora a minha função é receber e colocar os Projetos em votação, e foi isso que fiz e vou continuar fazendo, nunca ficará engavetado um Projeto ou requerimento encaminhado a mesa diretora, esse é um compromisso que vou cumprir sempre para que a nossa comunidade não venha ser prejudicada”, afirmou Samuel Queiroz.
VOTO DOS VEREADORES:
SIM: Eder Manoel (PSDB), Keilo Borges (PSDB), Roni Costa (DEM), Didi Coutinho (MDB), Pirulito Mecânico (CIDADANIA), Frederico-Big e Rangel Pimenta (PTB).
NÃO: Marinho da Mata (MDB), Viviane Specian (PT), Dudu da Papelaria (DEM), Heb Keller e Dr. Moisés Magalhães (Republicanos).