Visando fomentar a economia do município a Prefeitura Municipal de Montividiu adquiriu no dia 21 de setembro uma retroescavadeira novinha para atender principalmente os pequenos e médios produtores rurais do município, que a partir de agora poderão usufruir do maquinário para a implantação de represas e tanques para a criação de peixes.
O maquinário foi adquirido junto ao Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A máquina servirá também para recuperação de vários trechos das estradas vicinais, propiciando assim melhores condições de tráfego aos condutores de veículos. Principalmente aos pequenos produtores de hortifrutigranjeiros que usam as estradas para vir a cidade todas as quartas-feiras e no domingo para venderem seus produtos em uma feira na cidade.
Montividiu é uma das mais de 170 cidades goianas contempladas com o benefício através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e está dentre as 3 mil cidades brasileiras que receberão 3.500 retroescavadeiras do Governo Federal
No dia 23 de agosto em Goiânia a Ministra Ideli Salvatti representando a presidenta Dilma Rousseff entregou 135 retroescavadeiras a 100 municípios durante reunião no Centro de Convenções com os prefeitos de partes das cidades beneficiadas. A partir daí outros setenta municípios beneficiados foram recebendo o benefício gradativamente.
A Máquina adquirida pela Prefeitura Municipal de Montividiu faz parte de uma série de benefícios que serão disponibilizados ao município por meio de convênios feitos pela atual administração com os governos estadual e federal, como equipamentos, obras e outros.
“Montividiu é uma das maiores potências agrícolas de nosso país, e a nossa preocupação com o escoamento de nossa produção é constante. Esse maquinário traz maiores condições de trafegabilidade aos condutores de veículos e aos produtores rurais que fazem diariamente a escoação da produção agrícola do município” afirmou o secretário de Infraestrutura e Urbanismo.
Segundo a chefa do Poder Executivo este equipamento além de fortalecer as equipes de manutenção em estradas vicinais terá também como uma de suas prioridades o apoio ao micro e pequeno produtor rural.
“A riqueza de nossa cidade e região vem do solo, e é através das mãos de nosso povo que Montividiu de consolida como uma das mais produtivas do Brasil ocupando uma posição privilegiada de 17° (segundo o Instituto de Economia Agrícola), com isso vem a responsabilidade de darmos condições para o escoamento de nossa safra e ajudar de forma efetiva o pequeno produtor que muitas vezes não possuem condições de terem a sua disposição um maquinário de maior porte como este e principalmente os produtores de hortifrutigranjeiros que usam as estradas para virem a cidade durante a semana para venderem seus produtos na feira” – finaliza .