Dando continuidade ao seu plano de crescimento ao turismo no município a gestão do prefeito Eduardo Talvani (PSC) e Altenias (UB) realizaram no dia 27 de agosto o 2º Passeio Ciclístico/Pedal Ecológico do município com a participação de dezenas de ciclistas do município e de várias cidades da região, com o objetivo de divulgar cada vez mais a Unidade de Conservação do Sítio Arqueológico dos Buritis que contém inúmeras pinturas rupestres de mais de 11 mil anos.
O evento contou este ano com dois percursos diferentes para atender os ciclistas amadores e profissionais. O primeiro percurso de 25 quilômetros para os profissionais e outro de 10 quilômetros para os amadores.
A concentração dos ciclistas aconteceu na Praça Central da cidade, onde foi servido um delicioso café da manhã e em seguida deu-se início ao Pedal Ecológico pelas Avenidas Bastos e Campo Alegre.
Depois de outra grande concentração em frente ao Estádio Joaquim Moraes dos Santos os ciclistas profissionais tomaram o percurso de 25 quilômetros pela a GO-221 e viraram em seguida uma estrada vicinal na zona rural em direção ao Sítio Arqueológico.
O outro grupo de cliclistas amadores saíram do entroncamento da GO-221 com a GO-471 num percurso de 10 quilômetros até o Sitio Arqueológico.
O 2º Pedal Ecológico contou durante todo o percurso com o apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e uma Ambulância do Corpo de Bombeiros.
Durante o trajeto os participantes contaram com água mineral e barras de cereais.
No final do passeio ecológico foi servido a todos as pessoas presentes um delicioso almoço e show ao vivo com a dupla Gean Braga e Bueno. E o poeta ambientalista Francklin Goulart de Andrade apresentou um brilhante vídeo sobre a natureza e em defesa da vida.
Durante entrevista a secretária de meio ambiente Jordana destacou que o passeio ciclístico tem como objetivo não somente um passeio, mas também chamar a atenção das pessoas para a sua saúde, a preservação da natureza e a divulgação da Unidade de Conservação do Sitio Arqueológico dos Buritis que é um patrimônio do município.
Ela afirmou ainda que o município vem firmando parcerias com órgãos estaduais e federais para a conservação e manutenção da Unidade de Conservação.
Já o prefeito Eduardo Talvani frisou que além de divulgar o Sítio Arqueológico, a sua gestão vem investido para que haja entrelaçamento das pessoas de toda região.
Destacou que este ano compareceram ciclistas de várias cidades da região e aproveitou para agradecer a todos que vieram ao município. “Estamos satisfeitos com a participação das pessoas, muitos vieram de várias cidades da região, só tenho que agradecer a todos por estarem aqui, Palestina de Goiás estará sempre de portas abertas para recebe-los”, afirmou o prefeito.
Ele também elogiou os organizadores do evento e o engajamento da secretária de Meio Ambiente, Jordana. “Parabéns a todos os organizadores, estaremos sempre à disposição para apoiá-los”, frisou.
Participantes do Pedal Ecológico na GO-471 entroncamento da estrada vicinal onde ciclistas profissionais estavam chegando. Apoio com água e barras de serreais.