O prefeito de Palestina de Goiás Eduardo Talvani realizou neste sábado (30/10) uma grande festa de reinauguração do Estádio Municipal do Caiapó Silvestre José Leite que contou com a realização de um quadrangular de Futebol de Campo com equipes de Palestina, Caiapó, Campolândia e o CRI de Iporá.
A festa contou ainda com homenagens ao ex-técnico do Caiapó Aderson Teodoro da Silva que dedicou toda sua vida ao esporte na região.
Também com entregas de troféus, um grandioso jantar e show com Márcio do forró.
Na oportunidade compareceram ao evento centenas de pessoas e torcedores fanáticos das equipes participantes que estavam ávidos pela volta do esporte no município e região.
O quadrangular entre as equipes foi realizado de forma muita democrática e através de sorteio onde definiu as equipes que disputariam as duas partidas iniciais, sendo que a primeira partida aconteceu entre as equipes do Palestina e a equipe do Campolândia.
Jogo tranquilo e sem anormalidades, tendo o Palestina vencido a equipe adversária por 4 gols a 2.
Já o segundo jogo aconteceu entre as equipes do Caiapó e o CRI de Iporá. Partida dura e definida nos pênaltis, onde o CRI bateu a equipe adversaria por 1 gol a 0.
Disputaram a 3ª vaga as equipes do Campolândia e Caiapó, também um jogo duro e combatível que terminou empatado em 3 gol a 3, e foi disputada também nos pênaltis, tendo a equipe do Campolândia se destacado batendo a equipe do Caiapó por 3 gols a 1.
Na decisão final ficou as equipes do Palestina e o CRI de Iporá, tendo o primeiro realizado uma grande partida e vencendo a equipe do CRI por 4 gols a 1.
Fizeram os gols os atletas: 02 de Salatiel (4) sendo um de falta e outro de pênalti, 01 do Gabriel (17) e outro do vereador presidente da Câmara e atleta Oziel (2). Pelo CRI fez gol o atleta Guilherme.
Melhores jogadores em campo os atletas Diego que foi muito combatível e correu o tempo todo, e ainda o goleiro Hitálo que fez três brilhantes defesas levando a sua equipe a vitória.
Após os jogos aconteceu a entrega dos troféus as equipes e as falas das autoridades.
Na oportunidade o prefeito Eduardo Talvani foi ovacionado pelos atletas, torcedores, populares e políticos presentes ao evento.
Usaram da palavra o Adão da equipe do Palestina, os vereadores Bacatela, e Oziel, o vereador por Ivolândia Anteglon e o diretor de Esportes Daniel, todos agradeceram o prefeito Talvani pelo seu empenho em resgatar o esporte no município e a recuperação do Estádio do Caiapó. Todos fizeram questão de frisar que o prefeito Talvani e a primeira-dama Sula Leite haviam nascidos na Região do Caiapó.
Logo depois falou o ex-técnico Aderson que falou de sua trajetória na região e a dedicação de toda uma vida ao esporte.
Ele agradeceu imensamente pela homenagem prestada pelo prefeito Talvani.
“Às vezes criticado, as vezes elogiado, dedicamos nossa vida ao esporte. São 9 anos que o Talvani fez o Estádio aqui e ele é muito importante para o povo, só tenho que agradecer ao prefeito por esta homenagem e por recuperar o campo de futebol”, afirmou.
Representando os servidores públicos falou o jovem Yuri que fez de sua fala um retrospecto da política social do município mencionando a desilusão do povo que vinha até ano passado (2020) sem perspectiva de dias melhores, mas que encontraram forças para reagir e mudar a sua própria história através do voto elegendo um prefeito compromissado com o ser humano, sua condição de vida, o resgate ao seu amor próprio e o seu orgulho de ser palestinense.
“Por traz de toda pessoa existe um significado, e por traz de todo esse significado é que nós trouxemos para Palestina o seu nome, Palestina pediu, Palestina votou, o defunto que estava morto por um bom tempo agente trouxe, agente reviveu, nós levantamos lá cova e trouxemos. Palestina verdadeiramente voltou a sorrir prefeito, e nós agradecemos em nome de todos os funcionários públicos e não em só em meu nome, mas falar em nome daqueles que perderam a esperança e perdeu a vontade de viver, e peço ao senhor que traz para gente tudo isso verdadeiramente. Um dia meu avô Osvaldo Rezende foi político, chegou no mandato dele, dois anos e meio renunciou, chegou em mim e disse, Yuri política não é para mim, eu disse vô realmente não é, mas quando você entra com a vontade de fazer a diferença, fazer o sol brilhar sobre esse município, você faz a diferença, quanto tempo Palestina estava adormecida, quanto tempo Palestina estava em um sonho profundo, nós trouxemos a alegria e felicidade para cada pessoa que está aqui”, finalizou o jovem Yuri.
Por último falou o prefeito de Palestina de Goiás Eduardo Talvani de Lima Couto que agradeceu inicialmente a fala de todas as pessoas, as autoridades presentes, os funcionários públicos, os atletas, a primeira-dama Sula e o em especial ao ex-técnico Aderson que segundo ele foi a pessoa que mais fez pelo esporte da região do Caiapó.
“Leve tio Aderson esta simples mensagem que demos ao senhor através desta placa do reconhecimento público por tudo o que o senhor fez por nós e hoje depois de 9 anos eu volto aqui como prefeito para dar o ponta pé inicial nesta obra que construímos em 2010, cortava o meu coração quando eu passava aqui e via a situação em que estava este campo, para mim era uma tristeza, isso me doía, porque custou o dinheiro do povo de palestina e nós não podíamos deixar acabar. Quero agradecer a Deus por me dar esta oportunidade de estar aqui hoje resgatando este compromisso com o povo desta região, muito obrigado por vocês reconhecerem este trabalho em favor de vocês mesmos. Tio Aderson enquanto vida e saúde o senhor tiver cuide deste campo, pois queremos que isto aqui continue a favor do povo daqui e região, este estádio está à disposição de todos que queiram fazer uso dele e em nome da administração municipal agradecer a família do senhor Silvestre que foi o pioneiro aqui do Bar da Cascalheira há 40 anos atrás e hoje estamos retornando o seu nome no esporte do Caiapó, há esta família meu muito obrigado”, agradeceu o prefeito.
Ele ainda disse que fez o possível para a realização do evento, agradeceu a todos os atletas participantes do quadrangular e aos proprietários do bar por ter cedido o espaço para a realização da festa. “Agradeço a Eliane e o Divino por ter cedido este espaço, e dona Maria e ao Ariston por estar preparando a janta para todos nós e dizer para vocês, para mim é uma honra estar aqui como prefeito porque nós não só arrumamos o campo, mas também as estradas e as pontes”. Afirmou.
Finalizando ele anunciou que estará em breve construindo na região mais duas novas pontes e que fará na região a melhor administração de todos os tempos.
HISTÓRIA DO ESTÁDIO MUNICIPAL SILVESTRE JOSÉ LEITE
Eleito em 2008 para governar o município no período de 2009/2012 o prefeito Eduardo Talvani atendendo uma reivindicação dos moradores do Caiapó construiu e inaugurou no dia 18 de julho de 2010 o Estádio Municipal Silvestre José Leite, depois que o seu filho Jorceliano José Leite realizou a doação da área.
Dotado de alambrado, vestiário e ótimo gramado o estádio foi utilizado para realizações de muitos jogos e torneios de futebol, ficando funcionando até o final de 2012,
De lá para cá o Estádio foi abandonado pela nova gestão que assumiu a administração municipal de Palestina de Goiás e acabou virando pasto para animais, trazendo aos desportistas e moradores da região um grande desalento.
De volta a Prefeitura Municipal o prefeito Eduardo Talvani resgata novamente neste momento o sonho dos moradores e devolve a todos a alegria, o prazer, o entusiasmo e a confiança na administração municipal.
Para a nova reinauguração a Prefeitura Municipal teve que realizar uma grande revitalização no Estádio Municipal, que passou por uma grande limpeza, recuperação do gramado, pintura no alambrado, reforma geral no vestiário e recebeu placa indicativa.
Na realização do quadrangular além de troféus, foi distribuído para as equipes do município bolas e uniformes.