Piranhas : Agricultores familiares da cidade de Piranhas são beneficiados com conjunto agrícola

capaTrês associações de agricultores familiares foram beneficiadas com um conjunto agrícola, na manhã do dia 17 de novembro, em evento realizado no Assentamento Terra Viva, na zona rural da cidade de Piranhas. As associações, Terra Viva, Fortaleza e Rancho Alegre, receberam um trator Valtra A750 e uma grade. A entrega do maquinário foi prestigiada por membros das três associações. Além do prefeito André Ariza (PP), estiveram presentes, o vereador licenciado e secretário de Finanças, Sebastião Junior (PSD), o vereador João Leones (PTB), o vereador Valdivino Portilho Leite (Divo) (PMDB), o deputado estadual Mauro Rubem (PT) e vários secretário municipais e outros membros da administração pública.
O conjunto agrícola, que será utilizado em comodato pelos produtores da região, é resultado de uma emenda do Deputado Pedro Wilson (PT). O trator e a grade chegaram à cerca de um ano, ainda no governo do ex-prefeito Samuel dos Santos Rodrigues (PMDB), direcionados para as três associações, porém nunca foram entregues.
“A luta por este trator é antiga. Todos os presidentes que estiveram à frente das associações buscaram esse beneficio, e ele veio, porém os dois últimos prefeitos não mandaram o maquinário para ficar aqui com os produtores. Agradeço o prefeito André pela confiança”, disse Deuseni Pereira, presidente da Associação Terra Viva. Ainda, segundo Deuseni Pereira, conseguir a terra foi só o começo da caminhada. Para Deuseni, os incentivos são fundamentais para que as famílias assentadas consigam sobreviver do seu trabalho. “Tem muita gente que pensa em desistir do trabalho. Muitos estão saindo daqui para a cidade e outras fazendas para conseguir pagar a terra. Acredito que esse conjunto agrícola vai ser uma força a mais para que a gente possa plantar, produzir e evitar que nossos filhos precisem ir embora”, comemorou.
A associação Fortaleza, que conta atualmente com trinta associados, pretende, com a chegada do novo maquinário, aumentar a produção agrícola. O presidente Urânio Francisco, disse que não pode parar neste beneficio. “Esse trator vai ajudar muito, mas nós não podemos parar por aqui. A confiança que o prefeito André depositou em nossas comunidades, deixando esse conjunto a nossa disposição, é muito importante e nós esperamos mais dele. Trabalhar com agricultura familiar não é fácil. É preciso incentivos, capacitação e outros pequenos detalhes que podem ser oferecidos pelo poder publico e vamos cobrar”, afirmou Urânio.
Olímpia Rosa de Jesus, moradora do Assentamento Fortaleza a cerca de quinze anos e ex-presidente da Associação, disse que as dificuldades pela falta de maquinário são antigas. “Essa é uma máquina que nenhuma das associações tem, por isso é importante. Antes era preciso ir na prefeitura, pedir que a máquina viesse e demorava a vir. A gente começava o serviço e, quando estava quase no fim, levavam a máquina embora. Agora, tendo esse conjunto agrícola aqui, dentro das comunidades, tudo vai ficar mais fácil”, comemorou a Senhora Olímpia, que foi uma das pioneiras na busca da emenda parlamentar que propiciou o beneficio.
João Batista (Batistinha), presidente da Associação Rancho Alegre (Geru), acredita que é um novo momento para todos os produtores. Batistinha lembrou que, em todos estes anos, nenhum prefeito havia confiado um maquinário aos cuidados deles. “Se sempre trabalhamos com compromisso e responsabilidade, agora é hora de fazermos mais ainda. Estamos recebendo um maquinário em ótimas condições, muito bem conservado e com cerca um ano de uso somente. Precisamos fazer bom uso, para que nossa comunidade possa produzir e sobreviver da nossa terra”, afirmou.
A secretária da agriculta, Edna Ferreira da Silva, disse se sentir realizada e muito feliz, por mais esta conquista das associações. Edna é uma das que conhece bem a realidade dos produtores da região, pois já trabalhou nas comunidades com saúde e outras atividades. “Quando assumi a pasta da agricultura, uma das primeiras conversas que tive com o prefeito André, foi sobre a vinda desse maquinário para as associações. O prefeito André esta confiando em entregar essa máquina para eles porque conhece a necessidade de melhorar as condições da produção agrícola das comunidades”, disse.
O deputado estadual Mauro Rubem, acredita que o maquinário vai dar um grande impulso na produção das associações. Para Mauro Rubem, é fundamental a participação da administração municipal, para que a agricultura familiar se torne realidade. ”É importante fortalecer a agricultura familiar e os assentamentos da reforma agrária, pois são eles que produzem cerca de 70% de todo alimentos que comemos. É preciso ajudar na assistência técnica e extensão rural, para que todos produzam e produzam com qualidade”, explicou o deputado.
Mauro Rubem elogiou o prefeito André Ariza, pela iniciativa de facilitar as condições de trabalho das associações. “O André parece pensar em maneiras para fazer com que o município realmente se desenvolva e, por isso, vamos conversar e estudar maneiras de fomentar a produção desses pequenos produtores. O Governo Federal tem muitas facilidades para oferecer. Quero parabenizá-lo pela iniciativa e, ao mesmo tempo, lembrar que é preciso de mais. Piranhas pode contar com a minha ajuda”, disse.
O prefeito André Ariza, que completou vinte e seis dias à frente do executivo piranhense neste domingo, afirmou que só fez a obrigação do governo municipal. “Esse conjunto agrícola veio para as três associações. Pedro Wilson direcionou a emenda para beneficiar os assentamentos e não é justo manter este maquinário fora do alcance deles”, disse. Em suas palavras, direcionadas às famílias presentes no galpão do Assentamento Terra Viva, André disse esperar que, esse trator e essa grade, possam ajudar, não só no aumento da produção. “Queremos que as famílias possam começar o plantio na hora certa, sem passar dias indo na prefeitura pedir a vinda de máquinas’, explicou.
Para o prefeito André Ariza, as associações rurais são grandes parceiras na ampliação das políticas públicas para as famílias que vivem no campo. “Como secretário da agricultura em Piranhas, de 2005 à 2008, como coordenador do Território Médio Araguaia e em outros cargos que ocupei, sempre busquei trabalhar em mecanismos que ampliem as atividades dos produtores, estimulando o associativismo e o cooperativismo rural no município e, agora como prefeito, vou procurar fazer mais”, ressaltou André referindo-se aos inúmeros encontros que ele tem participado para buscar melhorias na área rural.
As associações ficaram responsáveis em eleger os coordenadores que irão gerir os trabalhos, bem como os operadores do maquinário, que será utilizado conjuntamente.

Rolar para cima