O Vereador Claudimir Apolinário, o Coró do Rancho conduzirá em 2022 o Poder Legislativo piranhense.
Ele foi eleito ontem à noite (09-12) durante sessão pelos seus pares para ser o novo presidente da Câmara Municipal a partir de 1º de janeiro de 2022.
A única chapa apresentada pelo vereador seguiu criteriosamente o regimento interno da Câmara Municipal que orienta a composição da mesa diretora com a presença, se possível, da maioria dos partidos existentes na casa.
Foram eleitos: Claudimir Apolinário dos Santos (DEM) (Presidente), Cleomar Vieira dos Santos (Cidadania) (Vice-presidente), Uerlei da Silva Neves (PP) (1º secretário) e Adriely Cristina Ribeiro dos Santos (PSL) (2ª secretária).
A chapa União apresentada pelo vereador Coró do Rancho acabou obtendo 8 votos a favor e um contra.
Durante entrevista a nossa reportagem o futuro presidente Coró do Rancho disse que recebia o resultado com imenso prazer e das mãos de Deus que o colocou naquela casa de Leis.
Ele agradeceu também os seus pares pela a confiança em sua pessoa e prometeu manter a união no Poder Legislativo em 2022.
“Tivemos um voto somente contra, mas a partir de 2022 serei presidente de todos os vereadores, tenho certeza de que o nobre vereador que votou contra estará apoiando a nossa gestão, porque aqui somos uma família e vamos fazer uma gestão transparente. Eu quero ser parceiro de todos”, frisou o vereador.
Ele informou que a partir de 2022 estará levando o Poder Legislativo para dentro das escolas do município para que os alunos possam conhecer de perto o trabalho dos vereadores e a função do Poder Legislativo.
Também para que todos possam estar familiarizados com o regimento interno e a Lei Orgânica do Município para que estejam preparados para serem no futuro um vereador ou até mesmo o prefeito de Piranhas. “Eles precisam crescer tendo a ideia do que é o Poder Legislativo”, frisou o novo presidente.
Coró ainda prometeu manter parcerias com o Poder Executivo e Judiciário. “Vamos respeitar os poderes constituídos, seremos parceiros da gestão municipal, aqui não existe eu, existe nós, estamos todos juntos”, afirmou.
Ele destacou que sua vitória foi construída pelo respeito e pelo diálogo que tem com os seus pares. “Uma vitória sem magoa e sem divisão, tivemos um só voto contra, mas isto faz parte da democracia e podem ter certeza que estaremos trazendo este colega para dentro do nosso trabalho do dia a dia”, salientou o vereador Coró.
Já o atual presidente da Câmara Municipal vereador Fernando Lizardo destacou que a eleição transcorreu em harmonia e que a chapa foi montada com o consenso da maioria dos vereadores. “Apenas um vereador votou contra, eu fiz a minha parte abrindo mão de participar da nova mesa diretora para que outros vereadores tivessem a oportunidade, infelizmente só existe 4 vagas na mesa e não dá para todos participarem. O vereador Claudimir foi muito inteligente buscando para a sua chapa um vereador de cada partido e que acabou cumprindo com o nosso regimento que sugere se possível for atender todos os partidos que compõem o poder legislativo municipal. Fico feliz porque tudo transcorreu dentro das normalidades, tudo muito tranquilo, tudo na paz e na harmonia”, frisou Fernando Lizardo.
Fernando Lizardo destacou também que foi um ano muito tranquilo na Câmara Municipal e que sua gestão focou mais em aparelhar e modernizar o Poder Legislativo para que os vereadores pudessem ter melhores condições de trabalho. “Eu me sinto realizado, investi muito na estrutura física reformando a parte interna da Câmara, compramos máquinas e equipamentos para que os parlamentares possam desempenhar bem o seu papel, mas mesmo assim nós já realizamos uma devolução de R$ 24.500 e devemos fazer outra até o final do ano”, afirmou.
O Presidente Fernando Lizardo prometeu realizar uma prestação de contas no dia 1º de janeiro quando estará passando a presidência para a nova mesa diretora.