Na noite do dia 26 de junho, a Prefeitura Municipal de Iporá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA, empresas, organizações não-governamentais e sociedade civil se reuniram para o lançamento do I Fórum Municipal de Educação Ambiental de Iporá e Região: Lixo e Cidadania, realizado em parceria com a Faculdade de Iporá – FAI no auditório da instituição.
O objetivo foi instituir este importante espaço de discussão e deliberação no município. O evento teve início com a apresentação do Presidente do CODEMA Prof. Dr. Marcelo Rodrigues, seguido do painel de debates incluindo temas como as Políticas Nacional e Estadual de Resíduos e a importância dos Fóruns Lixo e Cidadania. O evento contou também com a participação de diversas autoridades, incluindo o Vice- Prefeito de Iporá Duílio Siqueira, o Vereador Wenio Pirulito e o Secretário de Meio Ambiente, Alexandre Teixeira Lopes, o Diretor da UEG Prof. Saulo, o Diretor do Colégio Militar Major Santana, o representante da SECIMA Renato Menezes, dentre outros.
Os estudantes participantes do Painel de debates com o Lançamento do Fórum foram certificados por essa participação. A FAI apresentou ainda o lançamento da Semana Empreendedora que será realizada junto ao FEAMIR.
Com a realização do Fórum Municipal de Educação Ambiental Lixo e Cidadania de Iporá será possível potencializar e qualificar as atividades de coleta seletiva de lixo seco e orgânico no município. Com o Fórum, Iporá trabalha para alcançar as metas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010 em que todos os municípios brasileiros deverão se estruturar para reciclar e destinar aos aterros sanitários somente os rejeitos não recicláveis.
O Fórum já acontece em vários municípios do Brasil, e é preconizado no Fórum Nacional de Lixo & Cidadania, realizado em 1998 pela UNICEF, a erradicação da dramática situação do trabalho de crianças e adolescentes no lixo; inserir socialmente e economicamente os catadores de materiais recicláveis; mudar radicalmente a forma adotada para a destinação de lixo no Brasil dentre outras.
Em síntese o fórum propõe um modelo de gestão dos resíduos, incorporando ampla participação dos setores da sociedade na implantação e administração dos sistemas de limpeza pública, através de parcerias, redes de solidariedade que substitua a negatividade do imaginário social em relação aos catadores pelo reconhecimento da cidadania.
Para dar continuidade as discussões e o trabalho de implantação da coleta seletiva em Iporá, serão elencadas datas que irão compor a agenda do Fórum Municipal, tendo como indicativo inicial o calendário letivo do segundo semestre de 2018, que terá como objetivo principal a estruturação do fórum, sendo a aprovação do regimento interno e a eleição de seus representantes, dentre outras atividades.
Nesse sentido a gestão de resíduos precisa de participação social efetiva para viabilizar alternativas que melhorem as condições de trabalho dos catadores e que também propiciem o melhor aproveitamento dos resíduos. Também faz parte dos objetivos do Fórum sensibilizar a população, geradora de resíduos para uma mudança de padrão de produção e consumo. “Esperamos que o debate em torno do lixo não se esgote por aqui, e que todos tenham consciência da necessidade de fazer alguma coisa concreta.” Afirmou o Secretário de Meio Ambiente Alexandre Teixeira Lopes (SEMMADES).